Nova geração de caminhões Volvo chega às concessionárias em janeiro de 2012. Trata-se da terceira geração da linha de caminhões VM, pesados e semipesados. Uma das principais alterações foi a adequação dos motores ao Proconve P-7, legislação de emissão de poluentes equivalente ao padrão Euro V.
A terceira geração VM de caminhões Volvo aposenta os motores de quatro cilindros, substituídos por versões de seis cilindros. O modelo, que antes tinha 210 cavalos, teve a força ampliada para 220 cv. Também houve melhorias nos atuais motores de 260cv (que ganha 10 cavalos na nova versão) e no mais potente, que passa de 310cv para 330cv. Com relação ao câmbio, será oferecida uma opção de seis marchas, ideal para uso urbano – caminhões com caçamba, guincho ou implementos para lixo -, e outra de nove marchas, mais voltada à utilização rodoviária.
Os modelos receberam pequenas alterações externas para aproximá-los da atual identidade visual da marca sueca. Internamente, os caminhões ganharam novo painel de instrumentos mais ergonômico e tiveram incorporado um computador de bordo com controles no volante. Os novos VM também chegam equipados com o sistema SCR, que converte o excesso de gases poluentes em vapor dágua, garantindo o cumprimento das regras de emissões que entrarão em vigor no ano que vem.
Os veículos também vão dispor de computadores de bordo para alertar o condutor sobre eventuais falhas e mostrar informações com o consumo de combustível. A nova linha atende a vários perfis de transportadores num momento no qual a economia brasileira cresce e há forte demanda por transporte rodoviário, comentou o presidente da Volvo na América latina, Roger Alm, durante o lançamento dos novos caminhões VM em São Paulo.