Durante o Salão de Detroit de 2011, a Volkswagen apresenta o NMS (New Midsize Sedan), que também será conhecido como Passat, mas que passa a ser fabricado em Chattanooga, Tennessee.
A produção em solo americano não só tornará o modelo mais competitivo em termos de custos, pois foi projetado para atender às demandas do segmento médio no país.
Este novo Passat é maior do que seu antecessor, chegando a um comprimento de 4,86 metros (equivalente a um Audi A6), o que é perceptível nos assentos traseiros.
A instrumentação frente ao motorista é similar à usada no Touareg, com aros cromados, posicionamento centrado e com um mostrador digital multifunções entre o velocímetro e o contagiros.
A capacidade do porta-malas é de 529 litros. Mecanicamente, o novo Volkswagen Passat 2012 dispõe de três opções de motores, dois a gasolina e um a diesel TDI.
O motor de acesso é um 2.5 litros de cinco cilindros com 172 cv com caixa automática de seis relações. Ele é capaz de levar o modelo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos.
O motor top de linha é um VR6 de 3.6 litros com 283 cv e 35,6 kgfm de torque acoplado a uma transmissão de dupla embreagem DSG também de seis relações. Por sua vez, a variante (perua) TDI turbo diesel usa o 2.0 litros de 4 cilindros com 239 cv e 19,3 kgfm de torque.
Quanto aos equipamentos, o novo sedã da Volkswagen oferece, dependendo da versão, detalhes em madeira, volante multifuncional, sistema de acesso remoto, que trava o sistema de partida sem chave, sistema de navegação, interface Bluetooth, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático, além de sistema de áudio premium desenvolvida exclusivamente pelo fabricante Fender.
Todas as versões do Passat americano oferecem lista completa de equipamento de segurança: seis “airbags”, ESP, ABS e monitor de pressão dos pneus. Para os Estados Unidos, este novo Passat 2012 começará a ser comercializado em meados de agosto deste ano com um preço inicial em torno de US$ 20 mil, o equivalente a R$ 33,8 mil.