A Volkswagen reuniu a imprensa especializada em São Paulo na sexta-feira passada, para apresentar o Polo 2012. Com poucas modificações estéticas e nenhuma inovação mecânica ou tecnológica, a linha 2012 do modelo que é fabricado no Brasil desde 2002, foi reestilizado pela segunda vez – o primeiro “facelift” ocorreu em 2006 – os modelos “hatchback” e sedã, estão de cara nova e trazem mais itens de série em relação a gama anterior.
Todas as versões do Polo passam a vir equipadas de fábrica com “airbag” duplo frontal e sistema de freios ABS, que se juntam ao pacote composto por direção hidráulica e ar condicionado.
O teto solar elétrico é opcional. O visual reformulado enquadrou o veículo à linguagem visual mais recente da montadora alemã, com faróis e grades frontais revistas.
Nas laterais a novidade é o friso a meia-altura, que ficou mais fino. A Volks também aumentou o tamanho do retrovisor externo e o jogo de rodas aro 15″ tem novo desenho.
Na parte traseira, o Polo Sedan e o Hatch ganharam lanternas escurecidas e novos pára-choques. A mesma peça de proteção para os dois modelos passam a ter design mais limpo com retro-refletores na parte inferior.
O Hatch 2.0 Sportline, por sua vez, se diferencia dos demais modelos pela ponteira dupla no escapamento. Em contrapartida, cabine não ganhou mudanças relevantes.
A única alteração mais evidente é o painel de instrumentos com iluminação branca, sendo que as versões Sportline e Comfortline tem mostradores com efeito 3D.
Bancos revestidos de couro seguem como opcional. E a série GT foi excluída do catálogo. Os motores também não mudaram no Polo 2012. A opção de entrada é o motor EA 111 1.6 Total Flex de até 104 cavalos de potência e as versões mais requintadas vem com propulsor 2.0 Total Flex de 120 cv (com etanol).
As versões de menor cilindrada ainda têm versões com transmissão manual de 5 velocidades ou automatizada I-Motion com o mesmo número de marchas. E os “paddle-shifts” no volante para trocas manuais são vendidos a parte.
Os preços sugeridos do Polo 2012 são: Polo Hatch 1.6 R$ 44.390; 1.6 I-Motion R$ 47.120; 1.6 Sportline R$ 51.360; 1.6 Sportline I-Motion R$ 54.090; 1.6 BlueMotion R$ 48.700 e 2.0 Sportline R$ 54.790.
Polo Sedan 1.6 R$ 47.770; 1.6 I-Motion R$ 50.500; 1.6 Comfortline R$ 53.920; 1.6 Comfortline I-Motion R$ 56.650 e 2.0 Comfortline R$ 57.330. Por isso os brasileiros ainda vão continuar esperando por aquele Polo que circula na Europa, todo bonitão e com o DNA mundial da Volkswagen.