Para atender a norma 226/07 estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), obrigatória desde 1º de janeiro último, e que trata a respeito dos espelhos instalados nos automóveis e utilitários nacionais, a Volkswagen introduz mudanças nos componentes de toda a sua linha no Brasil.
Inspirada em normas de segurança vigentes na Europa, a proposta da legislação é ampliar o campo de visão do motorista tanto em largura como em altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas. “Os novos espelhos estavam sendo adotados em alguns modelos da marca alemã ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 com retrovisores adequados à nova legislação.
O Polo também ganhou novos espelhos em julho de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo”, informa Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil. O Gol G4, Gol G5, Golf e Kombi receberam os novos espelhos no final de dezembro.
De acordo com a nova legislação, quem estiver ao volante deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do próprio motorista. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.
As alterações nos retrovisores exigiram bastante trabalho por parte da Engenharia da Volkswagen, além dos fornecedores desses componentes. Para começar, a resolução do CONTRAN é extremamente exigente e detalhada: são 38 páginas, incluindo especificações técnicas e descrições dos mais variados testes. No total, dezenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen e fornecedores atuaram durante dois anos para concretizar as modificações.