Versão básica da Amarok está chegando às concessionárias da Volkswagen do Brasil. Uma picape média que é referência em seu segmento. Disponível na configuração cabine dupla, a novidade tem as opções de tração 4×2, traseira, ou 4×4 selecionável, e vem equipada com a versão de 122 cv do motor 2.0 Turbo diesel, que dispõe de uma turbina.
Com a chegada dessas duas novas opções, a linha Amarok passa a contar com quatro versões. As versões Trendline e Highline da pick-up, que eram oferecidas com o motor TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, não tiveram alterações.
O motor 2.0 TDI Turbo diesel de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de injeção “Common Rail” de alta performance, da versão de entrada da Amarok é o mesmo propulsor básico da versão Highline (a opção topo de linha da picape), porém com um único turbo compressor, com potência máxima de 122 cv a 3.750 rpm.
Seu torque máximo é de 34,7 kgfm a 1.750 rpm. Essa motorização traz o conceito de “downsizing”, com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Trata-se de um propulsor moderno, econômico e com baixo índice de emissões.
Com autonomia próxima de 1.000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos freqüência que o normal. A Amarok básica, tanto na versão 4×2 como na 4×4, traz de série ABS para “off-road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), proporcionando maior eficiência de frenagem.
Outros itens de segurança oferecidos de série na Amarok básica são: Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL) – que aciona o freio da roda que ficou sem tração em baixa velocidade, evitando que a picape patine -, além do Sistema de Controle de Tração (TCS), Sistema de Assistência à Frenagem (BAS), Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem (EBD) e Controle Eletrônico de Frenagem (EBC). A tração 4×2 oferece uma opção econômica e racional para aqueles que usam a Amarok só no asfalto.
Por sua vez, a Amarok com tração 4×4 selecionável (4Motion), proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo.
De acordo com Carlos Leite, gerente de Marketing Comerciais Leves da VW, “A Amarok Cabine Dupla Básica posiciona o modelo numa faixa de preço competitiva frente às versões a diesel com transmissão manual da concorrência”.
A nova versão da Amarok Cabine Dupla tem preço público sugerido de R$ 88.990 com tração 4×2 traseira e de R$ 92.990 para a opção com tração 4×4. A linha Amarok também conta com as versões superiores Trendline (R$ 102.990) e Highline (R$ 119.490).