Há mais de 12 anos o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil e é cada vez mais difícil vê-lo circulando pelas ruas de Curitiba e região metropolitana ou mesmo em outras cidades do País. Mesmo assim, ele continua sendo um dos automóveis mais queridos dos brasileiros.

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Prova disso é que a Volkswagen do Brasil acaba de lançar um selo e um carimbo comemorativos ao Cinquentenário do Fusca brasileiro. O lançamento de ambos aconteceu na noite do dia 18 último, no Volkswagen Haus, “showroom” da marca situado na capital paulista.

Juntamente com a apresentação do selo e do carimbo que celebram o início da produção do Fusca no País, a VW inaugurou a exposição “Fusca – 50 anos de Brasil”. A mostra terá curta duração e reúne modelos do Fusca que marcaram época, como as versões de 1959, 1965, 1974 e 1986. A entrada é gratuita.

A produção nacional do Fusca teve início na fábrica da Volkswagen da rodovia Anchieta no dia 3 de janeiro de 1959 de onde saíram às primeiras unidades do Fusca brasileiro.

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No entanto, as primeiras unidades do modelo desembarcaram no País em 1951 trazidos da Alemanha no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados).

A montagem dos veículos era feita na fábrica da Brasmotor de São Bernardo do Campo, no ABC paulista Em 1986, a produção do Fusca foi interrompida pela primeira vez, voltando a operar seis anos depois, a pedido do ex-presidente da República Itamar Franco.

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Em 1996, o Fusca deixou de ser fabricado, desta vez, em caráter definitivo. O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao “besouro”; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o VW-1600 com quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.

Durante os 30 anos em que foi produzido por aqui, 3,1 milhões de exemplares do Fusca deixaram à linha de montagem. Entre 1959 e 1982, ele liderou a lista dos carros mais vendidos do mercado nacional.