A principal atração da Volkswagen no Salão de Genebra, na Suíça,realizado no mês de março, não foi um novo automóvel em especial, mas sim um programa revolucionário.
Batizada de BlueMotion, a tecnologia introduzida pela Volkswagen tem por objetivo melhorar o nível de emissões dos motores e reduzir drasticamente o consumo, protegendo os recursos naturais. Por isso mesmo, o BlueMotion será sempre a versão mais econômica de cada veículo produzido pela empresa no futuro.
O significado do nome é bem simples, já que "blue", que signica azul, é a cor da Volkswagen e simboliza os elementos naturais ar e água, isto é, com forte apelo ecológico. Já o termo "motion" representa o aspecto de mobilidade presente nesses modelos. Essa nova tecnologia foi apresentada em dois modelos, no Polo BlueMotion e no carro conceito Concept A.
Polo BlueMotion
É o primeiro veículo que receberá essa tecnologia. O Polo apresentado em Genebra usa motor a diesel que atinge 80 cv de potência. O consumo é de 3,9 litros a cada 100 km rodados, ou seja, incríveis 25,6 km/l. Outro ponto positivo é a redução de emissões de gás carbônico (CO2) de 16g/km em relação ao mesmo motor sem a tecnologia. Esse modelo será produzido na fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, e será lançado em junho de 2006 na Europa.
Concept A BlueMotion
Seguindo a tendência da Volkswagen, o Concept A também está sob a mesma tutela do BlueMotion. No entanto, no caso desse modelo, o motor é o 1.4 TSI movido a gás natural. Atinge 150 cv de potência e consome apenas 5 kg de GNV a cada 100 km rodados (20 km/kg). Um dos efeitos positivos dessa tecnologia é que a emissão de CO2 foi reduzida em cerca de 20% a 25% em relação ao mesmo motor movido a gasolina.