A Volkswagen Veículos comerciais está apresentando na Alemanha a nova geração da linha de semileves (para 2.670 kg) até então conhecida como LT. Batizados de Crafter, os modelos começam a ser vendidos na Europa em abril de 2006.

continua após a publicidade

Visualmente, o Crafter apresenta semelhanças com o recém-lançado caminhão brasileiro Constellation: linhas fortes e faróis verticais caracterizam o desenho inspirado por caminhões, dando uma aparência de força e vigor. Motores fortes e extremamente econômicos reforçam a confiança inspirada pelo Crafter. Um amplo leque de opções de motores indica que sempre haverá uma opção adequada ao consumidor. O motor de cinco cilindros e 2,5 litros TDI está disponível com 89 cv, 109 cv, 136 cv e 164 cv, dependendo da aplicação.

Todos os motores têm alto torque a baixas rotações. Aliado ao sistema de injeção direta ?common rail? (mesma tecnologia de injeção oferecida pelos caminhões Volkswagen com motorização eletrônica), isso assegura um baixo consumo de combustível. Além disso, um filtro de diesel particulado (DPF) é instalado de série.

No Crafter, uma embreagem manual de seis velocidades é também instalada de série, e uma caixa de câmbio automática está disponível como opcional. O conjunto da transmissão do Crafter é pioneiro no segmento dos transportadores de 3 toneladas.

continua após a publicidade

Seu sistema de freios é seguro, independentemente da carga. Além disso, a suspensão otimizada dá ao veículo boa estabilidade nas curvas. Para segurança adicional, o Crafter é instalado com controle de tração ESP e freios ABS de série. As características de segurança completam-se com a cabine de direção projetada ergonomicamente, que oferece a todos os motoristas um local confortável para dirigir.

O ?airbag? do motorista é de linha, e o do passageiro da frente, de cortinas e laterais é opcional, bem como a coluna de direção ajustável axial e verticalmente. Para maior comodidade, fechaduras são acionadas por controle remoto central e vidros elétricos vêm de série. Em volta do motorista há vários locais para armazenar objetos. A alavanca de câmbio no painel dá a ele maior ergonomia, e, sem o banco dianteiro de passageiros, pode-se ter acesso ao compartimento de carga. O Crafter, segundo a Volkswagen, abre um novo capítulo na história das vans.

continua após a publicidade