O lançamento do primeiro veículo nacional movido a álcool, gasolina ou ainda a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, o Gol Total Flex 1.6, aconteceu em 24 de março de 2003, quando a montadora comemorava 50 anos no Brasil.
As vantagens do Total Flex têm feito a Volkswagen ampliar rapidamente seu "mix" de produtos com esta tecnologia. Agora, o motor "flex" está sendo estendido para o Golf 1.6, um dos modelos médios mais desejados do País. O Golf bicombustível está disponível em duas versões de acabamento, 1.6 Total Flex e Flash.
Equipa o Golf Total Flex motor 1.6 que atinge potência máxima de 101 cv (gasolina) e 103 cv (álcool) e tem torque de 14,3 kfgm (gasolina) e 14,5 kfgm (álcool). Segundo a montadora, o veículo chega à velocidade máxima de 187 km/h quando abastecido só com gasolina e 188 km/h com álcool. Além do motor, em razão do ótimo escalonamento da transmissão, o Golf 1.6 Total Flex apresenta-se ágil nas arrancadas, levando apenas 11,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com gasolina e 11,4 s com álcool.
O Golf Total Flex chega em duas versões, 1.6 Total Flex e Flash, uma versão especial que começou a ser comercializada em dezembro de 2005 e deve durar até dezembro de 2006.
A introdução da tecnologia não causou alteração no preço final do veículo, que chega ao consumidor em duas versões de acabamento, 1.6 Total Flex (R$ 47.804,00) e Flash (R$ 51.490,00) nos próximos dias.