Aproveitando a comemoração dos três anos de pioneirismo e liderança de mercado na tecnologia bicombustível, a Volkswagen do Brasil anunciou o lançamento do Golf, Total Flex 1.6 l e, com isso, a participação da tecnologia bicombustível alcança 99% da produção de automóveis e comerciais leves da marca alemã no País.
O lançamento do primeiro veículo nacional movido a álcool, gasolina ou ainda a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, o Gol Total Flex 1.6, aconteceu em 24 de março de 2003, quando a montadora comemorava 50 anos no Brasil.
As vantagens do Total Flex têm feito a Volkswagen ampliar rapidamente seu "mix" de produtos com esta tecnologia. Agora, o motor "flex" está sendo estendido para o Golf 1.6, um dos modelos médios mais desejados do País. O Golf bicombustível está disponível em duas versões de acabamento, 1.6 Total Flex e Flash.
Externamente, a única mudança evidente do Golf Total Flex 1.6 é o pequeno adesivo Total Flex sob o limpador do vidro traseiro. O carro prima pelo excelente acabamento, com plásticos de qualidade, que evitam que as peças reflitam a luz do sol e atrapalhem a visão do motorista, por exemplo. No caso da série especial Flash, conta também com os faróis de máscara negra, maçanetas e frisos na cor do carro, rodas de liga de aro 16" e pneus 205/55. Por dentro, as molduras dos instrumentos do painel, o console central e os puxadores das portas têm acabamento em alumínio.
Equipa o Golf Total Flex motor 1.6 que atinge potência máxima de 101 cv (gasolina) e 103 cv (álcool) e tem torque de 14,3 kfgm (gasolina) e 14,5 kfgm (álcool). Segundo a montadora, o veículo chega à velocidade máxima de 187 km/h quando abastecido só com gasolina e 188 km/h com álcool. Além do motor, em razão do ótimo escalonamento da transmissão, o Golf 1.6 Total Flex apresenta-se ágil nas arrancadas, levando apenas 11,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com gasolina e 11,4 s com álcool.
O Golf Total Flex chega em duas versões, 1.6 Total Flex e Flash, uma versão especial que começou a ser comercializada em dezembro de 2005 e deve durar até dezembro de 2006.
A introdução da tecnologia não causou alteração no preço final do veículo, que chega ao consumidor em duas versões de acabamento, 1.6 Total Flex (R$ 47.804,00) e Flash (R$ 51.490,00) nos próximos dias.