No início da semana passada a Volkswagen apresentou o pequeno Up!, que agora tem opção de carroceria quatro portas. Ao ganhar mais duas portas a porção traseira do Up! foi levemente redesenhada. A linha de cintura dos vidros acabou estendida até a extremidade da lataria e os vidros laterais aumentaram.

continua após a publicidade

A reforma, entretanto, não alterou a capacidade de carga do veículo, que manteve o compartimento para 251 litros de volume de bagagem ou 951 l com os bancos traseiros rebatidos. O Up! 4 portas mantém as mesmas opções de acabamento da série de estreia. As versões levam os nomes “take up!”, “move up!”, “high up!”, “black up!” e “white up!”, todas escritas em letras minúsculas e com ponto de exclamação.

Os principais itens opcionais para o veículo são a navegação por GPS, aparelho de som com tela “touch screen” e o sistema de frenagem de emergência (City Emergency Braking), que realiza frenagens automáticas a até 30 km/h, evitando colisões ou reduzindo a força do impacto, quando este for inevitável.

De acordo com a montadora alemã, a parte mecânica do up! 4P é idêntica a da versão 2P, com opções de motor 1.0 três cilindros (gasolina) de 60 cv ou 75 cv, ambos associados somente ao câmbio manual de 5 marchas. Ainda não há opção automática. O compacto up! com mais acessos para os passageiros pode ser encomendado na Europa por €10.325 (cerca de R$ 23.500,00), o que representa um aumento de € 475 (R$ 1.080,00) em relação ao modelo duas portas.

continua após a publicidade

Utilizando a plataforma “New Small Family”, o modelo também será comercializado no Brasil, possivelmente com produção nacional, até 2014. Uma de suas promessas é estabelecer novos padrões entre os veículos de entrada. Por aqui, deverá aposentar o Gol G4, que não atende às futuras exigências de segurança viária, como a obrigação de oferecer “airbags”. O lançamento oficial do Volkswagen Up! de cinco portas deverá acontecer durante o Salão de Genebra, em março.