Na tarde do dia 6 último, o primeiro VW 249 deixou a linha de produção da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na Região Metroplitana da Grande Curitiba.
Segundo a montadora, o carro foi guardado junto a outros considerados históricos pela Volkswagen brasileira. Ele tem chassis número 9BWKA05ZX44000203, é de cor prata Reflex e foi produzido com motor 1.0.
O VW 249, também conhecido como Projeto Tupi, é o lançamento mais importante da VW do Brasil nos últimos anos, e ocupará uma faixa entre o Gol, o modelo mais vendido do País há 17 anos, e o Polo. Completamente desenvolvido no Brasil, por “designers” e engenheiros da Volkswagen brasileira, o VW 249 chegará ao mercado nacional em outubro deste ano, e também será exportado para a América Latina e a Europa.
“Este é um dia histórico para a Volkswagen do Brasil”, disse o presidente da VW, Paul Fleming. “Temos certeza de que esse carro será um sucesso, porque cada um de seus muitos detalhes foi criado para atender as expectativas e os desejos do cliente. O VW 249 tem sangue verde e amarelo.”
Construído sob o conceito que a Volkswagen define como “Designed Around the Passenger”, ou DAP, o VW 249 vem com soluções inovadoras em termos de espaço interno. Extremamente versátil, o carro se adapta facilmente às várias formas de utilização, seja para o lazer, nos finais de semana, ou para o trabalho, no dia-a-dia. Seus bancos permitem diversas combinações de regulagem de altura e distância, proporcionando conforto para até cinco passageiros de estatura superior à média.
Montado sobre a plataforma do Polo, o VW 249 terá o mesmo padrão de qualidade desse modelo. Também bastante inovador em termos de conceito e “design”, o VW 249 vai ocupar um espaço de mercado ainda inexplorado pela Volkswagen – entre o “best-seller” Gol e o “compact premium” Polo. O VW 249 chegará ao mercado com duas motorizações – 1.0 e 1.6, gasolina e Total Flex.
“O projeto VW 249 vai nos permitir reconquistar um lugar que pertence à Volkswagen: a liderança de vendas no mercado interno”, disse Paul Fleming. “E os mercados externos vão consolidar nossa posição de maior exportadora brasileira do setor, colaborando significativamente com a balança comercial”, acrescentou.