Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959 com a visita do presidente Juscelino Kubitschek, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha.
Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1.851.935 m2, dos quais 1.091.407 m2 são de área construída. E comemora 50 anos.
Nos anos ‘80 ela chegou a ser comparada a uma cidade. Tinha ruas com semáforos, capela, agência de correio e padaria que produzia 50 mil pães por dia. Imponente na Via Anchieta, rodovia que liga a capital ao litoral paulista, a fábrica da Volkswagen comemorou ontem, (quarta-feira), 50 anos de inauguração oficial, data marcada pela histórica foto em que o presidente Juscelino Kubitschek passeia pela linha de montagem em um Fusca conversível.
São produzidos na fábrica Anchieta: Gol, Fox Exportação, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. Atualmente, a capacidade de produção diária é de 1.300 unidades. Este ano, a produção deve atingir volume recorde de 800 mil unidades.
Entre as atividades realizadas na fábrica estão: estamparia, armação da carroceria, pintura, montagem final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa além do planejamento e desenvolvimento de novos produtos. A fábrica Anchieta emprega cerca de 16 mil pessoas ( Funcionários: 10.000/ Terceiros: 5.000).
A companhia tem mais duas unidades de automóveis, uma em Taubaté (SP) e outra em São José dos Pinhais (PR), e uma de motores em São Carlos (SP). Recentemente, a matriz alemã vendeu a unidade de caminhões para o grupo MAN.
“A Anchieta é a fábrica mais complexa do grupo”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. “Produz nove modelos, da Kombi ao novo Gol”.