Volkswagen completa 50 anos de Brasil

Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959 com a visita do presidente Juscelino Kubitschek, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1.851.935 m2, dos quais 1.091.407 m2 são de área construída. E comemora 50 anos.

Nos anos ‘80 ela chegou a ser comparada a uma cidade. Tinha ruas com semáforos, capela, agência de correio e padaria que produzia 50 mil pães por dia. Imponente na Via Anchieta, rodovia que liga a capital ao litoral paulista, a fábrica da Volkswagen comemorou ontem, (quarta-feira), 50 anos de inauguração oficial, data marcada pela histórica foto em que o presidente Juscelino Kubitschek passeia pela linha de montagem em um Fusca conversível.

São produzidos na fábrica Anchieta: Gol, Fox Exportação, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. Atualmente, a capacidade de produção diária é de 1.300 unidades. Este ano, a produção deve atingir volume recorde de 800 mil unidades.

Entre as atividades realizadas na fábrica estão: estamparia, armação da carroceria, pintura, montagem final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa além do planejamento e desenvolvimento de novos produtos. A fábrica Anchieta emprega cerca de 16 mil pessoas ( Funcionários: 10.000/ Terceiros: 5.000).

A companhia tem mais duas unidades de automóveis, uma em Taubaté (SP) e outra em São José dos Pinhais (PR), e uma de motores em São Carlos (SP). Recentemente, a matriz alemã vendeu a unidade de caminhões para o grupo MAN.

“A Anchieta é a fábrica mais complexa do grupo”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. “Produz nove modelos, da Kombi ao novo Gol”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna