Virou uma tradição: a cada edição do Salão do Automóvel, a Volkswagen prepara uma versão inusitada da Kombi. Para a mostra de 2008, não foi diferente.

continua após a publicidade

O modelo 1.4 exposto promoveu o encontro da altíssima tecnologia com o estilo retrô, muito próprio do modelo.

Para completar, um toque ecológico também foi adicionado à inusitada receita, até porque essa versão especial foi pensada como um veículo para surfistas ligados na modernidade.

Em seu interior, a perua traz quatro bancos individuais no estilo concha (os de trás são giratórios). Na parte central do veículo há um pequeno escritório, com notebook e tela de 32 polegadas, do tipo “touch screen”, para o surfista navegar na internet e ver em que praia estão rolando as melhores ondas.

continua após a publicidade

Seu painel original foi reestilizado e traz volante de aço cromado e monitor de LCD ao centro. A forração do teto ganhou revestimento especial, de chapa de madeira recoberta com fibra de coco, com sistemas de iluminação e de som embutidos. O carpete é confeccionado em fibra marítima, feito para molhar com a água do mar.

Externamente a simpática Kombi ganhou pintura saia e blusa, faróis de xenônio, reluzentes rodas de aço cromadas (aro 17 polegadas na frente e 18 atrás) com desenho americano e suspensão a ar rebaixada, com controle eletrônico de altura.

continua após a publicidade

A chapa da base na lateral da carroceria foi estendida para baixo para dar um toque mais esportivo ao veículo.

Outra mudança discreta está no pára-choque traseiro. Em posição mais elevada, ele teve sua parte inferior nivelada com a extremidade da carroceria, para dar harmonia ao desenho. Sua grade frontal original deu lugar a uma peça de alumínio, com perfil levemente mais curvado, acentuando o ar retrô ao modelo.

O teto ganhou dois acessórios muito apreciados por surfistas: um rack de alumínio feito sob medida para o modelo e, é claro, uma prancha long board construída artesanalmente.

Para entrar no modelo, basta acionar o controle remoto para que a porta, com acionamento elétrico, deslize automaticamente até o fim. Detalhe interessante: a lanterna traseira não tem só função de luz de freio.

Na do lado direito, a lente se abre e dentro há uma mangueira com ducha para a pessoa se lavar depois de sair do mar. Tudo muito prático, não? Assim, dá até vontade de a gente pegar uma onda neste verão.