Volkswagen apresenta seus novos importados

Apesar da crise a Volkswagen lança simultaneamente no Brasil três modelos importados, que fazem parte de sua divisão Premium, que prevê uma série de benefícios exclusivos para os seus clientes, como central de relacionamento própria e bilíngue, agendamento de revisão, serviços leva-e-traz, site exclusivo e o Passat como carro reserva.

Para a imprensa especializada, os lançamentos foram realizados de uma só vez, semana passada em Campinas, no interior de São Paulo. Estamos nos referindo ao utilitário esportivo Tiguan, o cupê de quatro portas Passat CC e o conversível Eos, modelos mostrados no ano passado durante o Salão Internacional do Automóvel em São Paulo.

O Passat CC (sigla que significa “Comfort Coupé”) é o primeiro cupê de quatro portas da montadora alemã. De design fluido e interessante, tem motor 3.6 V6 (seis cilindros em “V”) de 300 cv (acelera até 100 km/h em 5,6 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima), associado a transmissão DSG automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.

Entre os destaques, estão os pneus especiais Conti-Seal (que veda automaticamente o furo de um prego, por exemplo), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, freio com função Auto-Hold (impede o carro de se deslocar num semáforo na posição “D”), controlador de velocidade e sensor de chuva. Também tem airbags dianteiros, laterais e tipo cortina, bem como ABS, ESP e ASR. O porta-malas tem 452 litros. E tem preço sugerido de R$ 174.290.

Tiguan, primeiro utilitário esportivo compacto da VW, cujo nome une o tigre (sua força e elegância) com a iguana (e sua versatilidade), chega com motor 2.0 TSI de 200 cv (cavalos) de potência, associado a transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades.

Acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chega à 207 km/h. Com ABS (antitravamento), ESP (controle de estabilidade) e ASR (controle de tração) e airbags dianteiros, laterais e tipo cortina, custa a partir de R$ 124.190.

Por fim o Eos, que passa de cupê a conversível em 25 segundos, sem auxilio do motorista, a não ser o dedo num botão do console central.

É o primeiro carro do gênero no mundo com capota de aço e teto solar. Uma série de defletores (um sobre a estrutura do pára-brisa e outro traseiro) ajudam a garantir o conforto a bordo, sem turbulência e muito barulho.

Seu motor é 2.0 TSI de 200 cv (acelera até 100 km/h em 7,9 segundos e chega a 229 km/h), com ar-condicionado de duas zonas que reconhece a posição da capota, airbag duplo dianteiro e laterais, bem como ABS, ESP e ASR.

Vem com faróis de xenônio direcionais e sensor que impede a abertura da capota caso haja um obstáculo atrás. O espaço para bagagem vai de 205 litros (configuração conversível) a 380 litros (cupê). Chega ao mercado pelo preço de R$ 159.900.