Inovações para o presente e o futuro é o que a Volkswagen está apresentando no 63º Salão Internacional do Automóvel, em Frankfurt: nada menos que nove lançamentos e entre eles o conceito E-Up!.
Com nível zero de emissões, o conceito E-Up! se baseia em elementos da New Small Family, que tem chegada prevista para 2011.
Ainda mais compacto, com comprimento total de 3,19 metros e totalmente elétrico, ele mostra a concepção da Volkswagen de um carro voltado para o uso na cidade e poderá ser lançado em 2013. As linhas puras e bem definidas do E-Up! seguem o novo DNA do estilo da Volkswagen e tem tudo para se tornarem “cult”.
Ele é o primeiro ultracompacto que surge, em muitos anos, com tanto apelo visual trazendo simultaneamente qualidades que transcendem o tempo e vão além dos limites da categoria.
O E-Up! não é um modelo retrô – ele aponta para novos caminhos. Por dentro, o menor Volkswagen de todos os tempos impressiona pelo aproveitamento do espaço de uma forma nunca antes imaginada.
Três adultos e uma criança podem viajar confortavelmente e, com apenas uma carga de suas baterias de íon-lítio, rodar cerca de 130 km na cidade sem emitir poluentes.
De acordo com a Volkswagen o projeto visou a criação de um veículo urbano de dimensões reduzidas e com baixo peso (1 085 kg), fatores que ajudam a atingir maior agilidade e autonomia.
O teto do modelo, que possui 1,4 m de área composto por células fotovoltaicas (que transformam energia solar em energia elétrica), colabora para reabastecer o sistema de armazenamento de energia ou para manter os sistemas elétricos (como ar-condicionado e faróis) em funcionamento.
Seus bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40/60. Quando a seção de 40% do banco é rebatida, o porta-malas tem sua capacidade de transporte aumentada de 85 litros para 180 litros. Com os bancos traseiros completamente rebaixados, a área total disponível vai a 320 litros. A Volkswagen o chama de Fusca do século 21.