Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, apresentou o novo Volkswagen Design Center, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. O novo Design Center teve sua área ampliada para abrigar todo o processo de criação de novos projetos e reunir as áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços, em um total de 2.360 m².
Apesar da fabricante alemã não confirmar, um dos novos projetos deverá ser a família derivada do Up!, modelo lançado oficialmente no Salão de Frankfurt (Alemanha) e que terá uma versão simplificada no mercado brasileiro. O evento foi marcado por uma mostra sobre a história do Design da Volkswagen do Brasil, dividida por décadas, além da exposição dos carros da marca com “design” brasileiro e uma simulação do processo de criação do automóvel. Além disso, o gerente-executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga mostrou o processo de montagem de um Fox em “Clay” (argila).
Realidade Virtual
Inaugurado em 2008, na fábrica de São Bernardo do Campo, o Centro de Realidade Virtual foi integrado à área de Design. O VRC (Virtual Reality Center) utiliza a tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos, e, desta forma, compartilhar com todo o Grupo Volkswagen. Graças a essa tecnologia, os novos modelos podem ser analisados e visualizados em detalhes antes mesmo da construção de protótipos, o que garante um projeto com maior qualidade e confiabilidade, e em menor tempo.
Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil destaca que “O VRC é parte integrante do novo Design Center. É um passo importante para agilizar a nossa interação com a matriz e até mesmo outras empresas do Grupo Volkswagen”. A Volks foi a primeira a ter um centro de desenvolvimento de veículos no Brasil. A área de Design da Volkswagen no Brasil, nasceu para desenvolver produtos inovadores com a identidade da marca alemã, para carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.