Rodeada de grande expectativa, a Volkswagen lançou oficialmente na última sexta-feira (5/2), em Bariloche, na Argentina, sua nova picape, a Amarok.
Será produzida na Argentina, mas os preços só serão divulgados quando a picape chegar às concessionárias da marca, em meados de abril.
O utilitário vem com qualidades para desafiar as concorrentes, com destaque para espaço interno, conforto e tecnologia embarcada para o fora de estrada. A Amarok, que tinha o seu desenho conhecido desde o último Salão do Automóvel de São Paulo, chega com muitas novidades. Inicialmente, a Amarok (o nome tem origem esquimó e significa “lobo”) só estará disponível na versão única “top” de linha Highline Cabine Dupla.
Bonita e imponente, ela chama a atenção pela frente com faróis horizontais integrados com a grade, num visual mais para automóvel do que para utilitário. A linha de cintura alta e a suave inclinação do pára-brisa dianteiro reforçam o aspecto moderno.
A boa impressão permanece no interior do veículo. O acabamento é muito bom e as portas, tanto as dianteiras quanto as traseiras, oferecem fácil acesso mesmo para motorista e passageiros de maior estatura.
O volante tem diâmetro menor do que comumente se encontra em utilitários, excelente empunhadura, e oferece regulagens de distância e altura. O painel tem boa ergonomia nos comandos e recursos de modernidade, como computador de bordo e interconectividade.
Os bancos também merecem destaque. Os dianteiros, com regulagem milimétrica, são envolventes, firmes e confortáveis, enquanto o traseiro, ao contrário de outras picapes, tem ângulo suave entre o assento e o encosto, e generoso espaço para as pernas e a cabeça de passageiros de quaisquer estaturas.
Bem-acabada e dotada de itens de conforto e de tecnologia presentes em automóveis de gamas superiores, a Amarok tem nítida vocação para o lazer, mas sua caçamba, medindo 1,55 metro de comprimento, 1,62 metro de largura e oferecendo 2,52 m² de área útil, tem capacidade de carga declarada de até 1.047 kg.
De concepção mais moderna, o modelo da VW tem motor TDI (turbodiesel) 2.0 de última geração, produzido na Alemanha, que gera 163 cavalos de potência, com injeção “commonrail” e dois turbocompressores sequenciais, liberando torque de 40 kgfm a apenas 1.750 rpm.
O câmbio é manual de seis marchas, produzido pela ZF no Brasil, e a tração é 4×2 traseira, com opção de tração 4×4 e de reduzida, acionáveis eletronicamente por meio de um botão no console central.
De acordo com a VW, com esse propulsor e câmbio a Amarok é capaz de percorrer 12,8 km com cada litro de diesel, o que proporciona autonomia de cerca de 1.000 km (o tanque de combustível tem capacidade para 80 litros).