Volare especial para deficientes físicos

A Volare lança duas versões dos minibus A6 e A8, especialmente desenvolvidos para beneficiar o transporte de deficientes físicos. Com porta de serviço/passageiro 310 mm maior (1.100 mm de largura) e rampa com acionamento elétrico, os veículos têm capacidade para 17 passageiros e área para o cadeirante atrás do banco do motorista, de acordo com as normas exigidas pela legislação.

O projeto da Volare atende a lei do Transporte Alternativo aplicada em algumas das principais cidades brasileiras, como São Paulo, que prevê pelo menos 10% da frota equipada com rampa e área reservada para deficientes físicos.

A expectativa é comercializar, ainda este ano, 300 unidades dos veículos especiais para deficientes, volume que representa 10% do total produzido pela empresa.

Os modelos para deficientes físicos também podem ser utilizados em serviços de “transfer”, entre hotéis e aeroportos. O conforto interno é um dos atributos dos veículos, com 1,80 m de altura no corredor central, o que contribui para a fácil circulação dos passageiros. Entre os equipamentos opcionais estão ar-condicionado, poltronas reclináveis, som e sistema de videomonitor.

Primeiro minibus desenvolvido e produzido no Brasil, o Volare foi projetado para o transporte de passageiros nos centros urbanos. Entre as suas características estão a versatilidade para diversos tipos de aplicação, assim como agilidade nos deslocamentos e, também, excelentes raio de giro e manobrabilidade.

Com mais de 7 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, em maio de 1998, a linha Volare é composta de três diferentes modelos – A6, A8 e o novo A5 – e cinco versões. Os veículos incorporam suspensão dianteira com molas parabólicas progressivas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora proporcionam maior conforto e maciez ao rodar. Como itens de segurança passiva, possuem também saídas de emergência nas laterais, teto e traseira.

O sistema de freios possui eficiência em qualquer condição de utilização. Do tipo S-CAM no modelo A8, tem funcionamento totalmente a ar, com atuação nas quatro rodas. O modelo A6 é equipado com freios a disco ventilado, na dianteira, e tambor a vácuo, na traseira. Ambos os modelos são equipados com rodado duplo na traseira, direção hidráulica ZF Servocom e eixo Dana 480.

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