A primeira e principal providência é executar uma revisão geral no veículo seguindo orientação do fabricante. Esta a melhor forma de se preservar a segurança. ?É comum não se fazer manutenção do carro após o prazo de garantia. O fabricante, no entanto, sabe da durabilidade de certos componentes que podem ser afetados pela fadiga depois de determinada quilometragem?, declarou à reportagem do Jornal do Automóvel, Evandro Stanger, gerente de assistência técnica do Corujão, tradicional revendedora VW da Rua Guaianazes, na Vila Isabel.
Segundo Stanger, o erro mais comum cometido pelo motorista brasileiro é permitir que pessoas não habilitadas façam as manutenções preventivas ou corretivas em seus veículos. Com isso, ele deixa a oficina certo de que está tudo em ordem, mas corre o risco de não só dobrar as despesas de manutenção ou reparos como a de se expor a acidentes.
A vantagem de procurar a rede autorizada, disse Evandro; é que ela oferece pessoal treinado, ferramental e equipamentos de última geração, e um esquema da distribuição de peças de reposição para atendimento mais rápido ao consumidor em geral.
Recomendações
Partes do carro que precisam, obrigatoriamente, ser verificadas: pastilhas e lonas de freio; amortecedores; barras e terminais de direção; estado e lubrificação dos rolamentos de roda; emissão de gases do escape; folgas gerais na suspensão; nível da solução da refrigeração; aditivo de radiador; nível do óleo do motor, do sistema de freios, da caixa de câmbio e o estado dos pneus e sua correta calibragem. Acessórios que devem ser levados para a viagem: lanterna, corda, botijão para gasolina e outro para água, caixa de ferramentas, correias do motor, vela de ignição, lista de revendedores, mapa da região, e telefones de emergência da Polícia Rodoviária, assistência técnica e da administradora da rodovia, entre outros. E… boa viagem de ida e volta. (BN)