Vertis é o mais novo caminhão médio da Iveco

Praticamente a Iveco “concluiu” sua presença no mercado brasileiro de caminhões.

A marca italiana, que faz parte do Grupo Fiat, acaba de lançar o Vertis, primeiro produto para o segmento de médios, que representa 20% do mercado geral, e até agora o único onde a fabricante ainda não atuava.

O novo modelo da Iveco chega com novo motor, PBTs de 9 e 13 toneladas, seis versões de entre-eixos, duas configurações de cabine e preços que vão de R$ 118.500,00 para a versão 90V12 até R$ 136.900,00 para o 130V18. A versão “de entrada” do Vertis é a 90V16, com PBT de 9.300 kg e três opções de entre-eixos: 3,30 metros, 3,80 m e 4,35 m. Com cabine simples, o modelo usa o novo propulsor eletrônico NEF 4, desenvolvido pela FPT -Fiat Powertrain Technologies- em Sete Lagoas, Minas Gerais.

A unidade 3.9 com “intercooler” e injeção direta do tipo “common rail” gera 154 cv de potência, 55 kgfm de torque máximo entre 1.400 e 2 mil giros. E a versão 130V18, com PBT de 13.300 kg e opções de entre-eixos de 4,35 m, 4,75 m e 5,10 m, o motor produz 173 cv e 61 kgfm, também das 1.400 às 2 mil rpm. Esta versão conta com a opção de cabine estendida.

O conjunto mecânico do Vertis inclui transmissão ZF S5 580TO, com cinco marchas sincronizadas à frente e uma a ré, com sistema duplo de embreagem e dispositivo pneumático para reduzir o esforço no pedal. Os freios da Master/Suspensys e Knorr-Bremse são pneumáticos de duplo circuito.

De acordo com a Iveco, o novo caminhão médio é voltado para aplicações de baú, carroceria aberta e plataforma de autosocorro na versão de 9 toneladas. E a versão 13 toneladas também pode receber aplicação báscula. O Vertis é a primeira linha de caminhões da marca desenvolvida  no Brasil, é produzido em Sete Lagoas (MG e tem índice de nacionalização de 85 por cento.

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