Dados da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Seccional Paraná) informam que o desempenho do primeiro bimestre superou em 3,56% as vendas de veículos do mesmo período do ano passado. O total de unidades comercializadas nestes dois primeiros meses do ano chegou a 38.900, contra 37.561 veículos vendidos no primeiro bimestre de 2005.
Nesta comparação, o grande responsável pelo índice foi o segmento de motocicletas, que apresentou significativo crescimento de 21,42%. De 11.929 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2005, o segmento passou para 14.484 unidades comercializadas em janeiro e fevereiro de 2006. Apenas outro segmento apresentou crescimento nesta comparação. Tratam-se dos ônibus que aumentaram as vendas em 12,37% de um bimestre (2005) para outro (2006), passando de 97 para 109 unidades comercializadas. De acordo com Luís Antônio Sebben, diretor-geral da Fenabrave-PR, este fato é decorrente da venda a frotistas neste início de ano, que estão renovando os modelos.
Todos os outros segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões e implementos rodoviários) apresentaram queda nas vendas, na comparação do acumulado, respectivamente de 2,65%, 0,41%, 27,60% e 25,93%. Sebben explica que a queda brusca da venda dos caminhões e implementos rodoviários é conseqüência da baixa no agrobussiness nacional.
Já em relação a janeiro, o mês de fevereiro apresentou queda total de 5,23%, passando de 19.972 unidades vendidas para 18.928, em fevereiro. O único segmento que apresentou crescimento foi o de ônibus, com 65,85% de aumento, passando de 41 para 68 unidades. Assim como no acumulado, todos os outros segmentos apresentaram queda. Sebben explica que "o início do ano nunca é um bom momento em vendas e o mês de fevereiro ainda é mais atípico, já que se trata de um período com o menor número de dias, e ainda é afetado pelo feriado de Carnaval", explica.
Em relação à liderança de marcas no Estado do Paraná, no segmento de automóveis e comerciais leves, o ranking apresentou a seguinte ordem: A GM passou a ser líder, com 26,36% de participação no mercado. Entretanto, quando a marca estava em segundo lugar (em janeiro), o índice (27,7%) era superior ao atual. A VW, antiga líder, passou ao segundo lugar no podium, com 24,46% de participação, perdendo aproximadamente 4 pontos percentuais em fevereiro. A Fiat continua em terceiro lugar, com 22,39%, índice superior ao de janeiro (19,4%), mas inferior ao de dezembro (23,9%). A Ford continua em quarto, com 9,29%, não oscilando muito, pois em janeiro deteve 9,02% do mercado e 9,4% em dezembro. Em quinto lugar continua a Renault, com 4,38% de participação nas vendas do Estado. Em janeiro a marca detinha 3,05% e 4,1% em dezembro.