A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) reuni a imprensa de Curitiba na sexta-feira passada, para repassar os números recordes nas vendas do mês de março de 2010. Representando as entidades estavam Luís Antonio Sebben (diretor geral), Marcos da Silva Ramos (diretor) e Carlos Kucinski (diretor).
Março foi o último mês com o incentivo fiscal e IPI reduzido para 3% aos automóveis flex (bicombustíveis, que usam gasolina ou álcool) até 1.000 cilindradas.
A partir de 1.º de abril, o índice desses modelos volta aos 7%. Os carros a gasolina até 1.000 cilindradas já estavam com o imposto na casa dos 7% desde janeiro.
Os automóveis de até 2.000 cilindradas permaneceram com o desconto até o dia 31 de março, equivalente a 7,5%. A partir de 1.º de abril retornaram aos 11%. Os carros a gasolina voltaram ao patamar de 13% em janeiro. Permanece zerada a alíquota do IPI para caminhões novos em todo o país até junho desse ano.
Segundo as dados da Fenabrave-PR e Sincodiv-PR, foram vendidos quase 20 pontos percentuais mais que o esperado para março no Paraná. A expectativa era de um aumento de no máximo 30% em vendas.
Entretanto, o resultado foi de 48,29%, passando de 23.350 unidades vendidas em fevereiro para 34.625 em março, 11.275 veículos a mais. Esses dados são referentes ao total de vendas do Estado de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários).
Trimestre
O resultado do primeiro trimestre também é satisfatório para o Paraná. O aumento chegou a 13,45%, passando de 72.213 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2009 para 81.928 comercializadas no mesmo período desse ano, uma diferença de 9.715 veículos.
Automóveis
O desempenho das vendas de automóveis no Paraná em março chegou a 47,90% a mais na comparação com fevereiro, passando de 12.989 unidades (fevereiro de 2010) para 19.211 (março de 2010), uma diferença de 6.222 unidades.
Comparando com março de 2009 (quando foram vendidos 15.673 automóveis), o crescimento foi de 22,57% em março deste ano. No acumulado do ano (jan-mar) o aumento foi de 16,99%, passando de 38.320 automóveis comercializados no primeiro trimestre de 2009 para 44.830 no mesmo período de 2010, uma diferença de 6.510 automóveis.