Contrariando os resultados da primeira quinzena de outubro, quando as concessionárias de veículos tiveram queda em visitação e negociações no Paraná, a segunda quinzena do mês passado apresentou tamanha recuperação que chegou a comercializar 5,07% mais veículos que o mês de setembro – um dos melhores meses do ano em vendas, devido ao desconto total no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
É o que afirmam os dados da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Seccional Paraná) e Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná).
De acordo com a estatística, as vendas totais passaram de 28.435 unidades vendidas em setembro para 29.876, em outubro, totalizando o que foi vendido de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
Os automóveis e comerciais leves apresentaram crescimento de 5,80%, passando de 20.138 unidades vendidas em setembro para 21.307, em outubro. O setor de caminhões cresceu 8,51%, passando de 1.011 para 1.097, na mesma comparação.
O setor de motos, que há meses estava em queda, teve aumento de 1,91%, passando de 6.129 para 6.246 unidades vendidas. Os implementos rodoviários foram os que mais cresceram no PR de setembro para outubro, apresentando alta de 34,62%, passando de 468 para 630 unidades.
Mas o setor de ônibus foi o único que teve queda, com índice negativo de 37,77%, passando de 278 para 173. Na comparação com outubro de 2008, o mês passado apresentou queda de 1,70%, passando de 30.394 para 29.876 unidades totais.
Entretanto, o setor de carros e comerciais leves teve alta de 12,34% na mesma comparação, passando de 18.966 para 21.307. No acumulado do ano houve queda de -14,97%, passando de 317.513 (jan-out de 2008) para 269.987 (jan-out de 2009), conforme tabela abaixo. Dos 17.649 automóveis vendidos no PR, 44,7% foram comercializados em Curitiba.
A segunda cidade que mais vendeu automóveis em outubro foi Londrina, que deteve 7,4% do total. Em terceiro lugar ficou Maringá com 5,8%. Em seguida, 3,9% em São José dos Pinhais e 2,8% em Ponta Grossa.
De acordo com o diretor-geral da Fenabrave-PR e presidente do Sincodiv-PR, esse aumento nas vendas demonstrou que o consumidor está mais confiante no mercado para investir em bens de consumo duráveis.
“Além disso, os concessionários tentaram manter as promoções, taxas e as facilidades no crédito, com boas parcerias junto às financeiras”, explica Sebben, muito otimista e satisfeito em relação aos resultados obtidos e às expectativas para o fechamento de 2009.