Veículos com aparência "off-road" viraram moda entre os brasileiros. E as montadoras que ainda não aderiram ao modismo se vêem obrigadas a investir no segmento para não perder mercado. Apesar do Palio Adventure ter sido o pioneiro, foi o Ford EcoSport quem despertou a atenção da concorrência.
De janeiro a novembro deste ano, foram comercializadas 33.500 unidades do jipinho utilitário da Ford. Mas só 10% foram da versão 4WD (tração 4×4). O EcoSport foi o veículo que ajudou na recuperação da montadora no Brasil. O efeito EcoSport vem incomodando o mercado. Para Samuel Russell, diretor de "marketing" da M do Brasil, o visual fora-de-estrada é uma tendência. "Sentimos que a aparência da Montana, nas versões Sport e Off-Road, gerou um aumento de vendas significativo."
Acessórios
"O consumidor adorou esse estilo de carro e está disposto a pagar mais para ter os acessórios", afirma Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. No total, a versão Adventure representa 50% das vendas dos modelos Palio Weekend, Doblò e Strada, que no caso da multivan, chega a 60%. Apesar desse sucesso, a montadora mostrou outra novidade durante o Salão do Automóvel 2004, no Anhembi: uma Strada Adventure equipada com "snorkel", acessório que permite atravessar áreas alagadas.
Não se trata de transformar a picape em carro anfíbio, mas sim de um acessório que torna possível transpor até 70 centímetros de água. O "snorkel", que está disponível nas concessionárias da marca por R$ 490,00 instalado.
Mas a Volkswagen, que se surpreendeu com o sucesso do Gol Rallye, aposta alto no sucesso do CrossFox, que começará a ser comercializado no início de 2005, por aproximadamente R$ 35.000,00. A versão fora-de-estrada do Fox, que será equipada com motor 1.6 bicombustível, recebeu ajustes na suspensão, ficando mais alta do solo que o normal. Ganhou também acessórios, como o estepe do lado de fora do porta-malas.
Dentro dessa proposta, a Ford criou a série especial ST, com versões esportivas do Ka, do novo Fiesta e do Focus. E entre eles o protótipo Fiesta Sedan STX. ST é o nome de versão esportiva fabricada na Europa, e X é a indicação para o estilo "crossover". Tudo para medir a aceitação do público que compareceu ao Salão do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo.