Veículos MB passam por testes rigorosos em SP

Desde 1999, A DaimlerChrysler do Brasil realiza testes estruturais dos caminhões e ônibus Mercedes Benz numa pista exclusiva, especialmente preparada dentro dos limites da Fazenda Pimenta, em Indaiatuba (SP).

O objetivo é acelerar a fadiga de componentes por meio de severos testes estruturais, a fim de avaliar se eles chegam ao fim de sua vida útil dentro das expectativas estabelecidas no projeto. Neles, são verificados quadros de chassis, longarinas, suspensão, fixações gerais, periféricos do motor, tanque de combustível, cabina e outros componentes.

Os testes são também utilizados para a avaliação e desenvolvimento de componentes, que são submetidos a ação de intempéries, como água, poeira e temperatura. São avaliados a vedação do cubo de roda, “cardan”, sistema de freio, cabina, sistema de arrefecimento e sistema de admissão de ar, entre outros componentes.

O circuito da Fazenda Pimenta é formado por 17 quilômetros de pistas de terra, com irregularidades naturais e artificiais, pedras, cascalhos e depressões, que submetem os protótipos a torções e vibrações em variadas formas de esforços, freqüências e amplitudes. O local possui ainda um galpão de mil metros quadrados, onde está montada uma estrutura de suporte aos técnicos, motoristas e mecânicos. Essa unidade de apoio tem comunicação on-line com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da fábrica de São Bernardo do Campo.

Nenhum veículo comercial M-Benz é liberado para produção sem antes passar pelos testes de durabilidade na Fazenda Pimenta. Isso acontece com toda a linha de caminhões, chassis e plataformas de ônibus. Um teste padrão estabelecido para um novo projeto de veículo prevê a rodagem de 50 mil quilômetros, sendo realizado entre dez meses e um ano.

Os testes são realizados com veículos com ou sem lastro e, no caso de ônibus, com ou sem carroçaria. O teste estrutural do veículo completo faz parte de um programa mais amplo, que engloba ainda testes rodoviários em regiões planas e serranas (para verificação, entre outros itens, do trem-de-força), testes urbanos com simulações em condições severas de utilização e outras avaliações estruturais feitos na Alemanha.

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