Veículo ideal para resgates e salvamentos em situações extremas

O novo Jeep Rescue, que fez sua estréia no Salão de Detroit 2004, combina a lendária capacidade fora-de-estrada da marca Jeep com a mais avançada tecnologia de resgate. O modelo foi projetado para enfrentar as mais difíceis situações de busca e salvamento, em qualquer tipo de trilha, seja em uma área montanhosa ou desértica.

Uma reinterpretação do estilo clássico da marca, o Rescue indica uma futura direção de “design” para os grandes utilitários-esportivos da Jeep. O novo veículo pode ser configurado para andar quase totalmente “aberto”: o pára-brisa dianteiro pode ser rebatido, a lanterna traseira é retrátil, há um teto-solar de vidro deslizante na frente e um teto de lona na traseira. Existe ainda a possibilidade de o motorista retirar todas as quatro portas do modelo.

Construção robusta

O Jeep Rescue foi construído para encarar qualquer trilha em seu caminho. O utilitário vem com uma construção totalmente nova de carroçaria, com estrutura de trilhos reforçados e um chassi de 2.030 mm de largura, com distância entreeixos de 3.124 mm e pneus de 37 polegadas. A suspensão hidropneumática dianteira combina com a suspensão traseira de alto desempenho para garantir que o Jeep Rescue consiga rodar em qualquer terreno.

A suspensão tem altura ajustável e pode ser elevada adicionalmente em até 106 mm para travessia de trechos alagados. Os pneus acima mencionados de 37 polegadas podem rodar mesmo quando estão furados, o que elimina a necessidade de estepe. O controle de bordo dos pneus tem a capacidade de “ajustar” a pressão para uma tração máxima em qualquer superfície.

Com assentos para cinco passageiros e acionado por um motor Cummins Diesel, a missão primordial do Jeep Rescue é o salvamento, por isso sua lista de equipamentos de segurança e resgate é completa e impressionante: geração de força elétrica AC (10 kW) no campo; software de mapeamento topográfico 3-D e sistema de navegação topográfica; câmeras embaixo do chassi para evitar os obstáculos da trilha; câmeras passivas infravermelhas (térmicas) para busca e salvamento; telefone por satélite, rádio VHF, gravador digital de vídeo com capacidade de transmissão via satélite; cintos retráteis de 4 pontos para os ocupantes do veículo; iluminação branca para busca visual de longa distância e uso reduzido de força; assentos dobráveis no compartimento traseiro do veículo, e guincho com controle remoto dianteiro e traseiro.

“O Jeep Rescue é a capacidade Jeep levada ao extremo”, disse Trevor Creed, vice-presidente de Design do Grupo Chrysler. “Ele é tudo o que a marca Jeep representa em um veículo equipado para um serviço de busca e salvamento.”

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