Com novo design chega ao mercado, este mês, o Vectra NE, a primeira mudança da atual geração do sedã Vectra, que ganha, além do sobrenome Next Edition, nova dianteira (com a identidade visual de outros modelos da marca, como Captiva e Meriva) e novo motor 2.0 8V, que desenvolve 133 cv com gasolina e 140 cv com álcool (eram 121 cv e 128 cv, respectivamente), com torque (força) de 18,9 kgfm (gasolina) e 19,7 kgfm, os dois a 2.600 rpm (eram 18,3 e 19,6 a 2.400 rpm). Ou seja, o modelo está até 12 cv mais potente.
A mudança mais visível do Vectra NE reestilizado é na grade dianteira, que traz a gravata dourada sobre uma barra na cor do veículo – lembra muito o sedã Malibu -, no para-lama e no para-choque.
Os faróis de neblina são embutidos na parte inferior. O capô traz novo formato, os faróis agora vêm com iluminação “blue vision” (mais eficiente). As rodas são de liga leve de 16 e 17 polegadas (a versão de entrada Expression chega com aro 15). Outra mudança é a luz de pisca incorporada ao retrovisor externo.
Mas o modelo teve seu interior remodelado,recebendo novas padronagens nos tecidos dos bancos e das portas, bem como mais porta-objetos. Lançado em outubro de 2005, o modelo mantém as três versões de acabamento: Expression, Elegance e Elite, com preços a partir de R$ 54.098,00 R$ 60.718,00 e R$ 70.664,00 respectivamente.
De acordo com a GM do Brasil, o Vectra Next Edition chega 7% mais econômico, em média.
Dados da montadora indicam que o sedã faz, com gasolina, 10,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, (média combinada de 12,7 km/l) e, com álcool, 7,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (média de combinado de 8,9 km/l).
Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 segundos com gasolina e 10,2 segundos com álcool. A velocidade máxima é de 193 km/h com gasolina e 198 km/h com álcool (transmissão manual).
“Com as inovações ele mantém sua condição de um veículo sofisticado, com uma aparência ainda mais internacional e um motor com mais força”, afirma o vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto. “Fizemos um carro com tudo aquilo que o consumidor deseja, sem nos esquecermos do aspecto preço, hoje muito importante na decisão da compra”, acrescenta Marcos Munhoz, diretor geral de Vendas e Marketing da GM do Brasil.