Em time que está ganhando não se mexe, é uma máxima usada em futebol. Mas quando se trata de carro, a coisa é diferente. Como a concorrência é grande, mesmo quando não têm algo de radicalmente novo a oferecer, as montadoras procuram pelo menos dar um ar de novidade a seus produtos, mesmo os mais bem sucedidos. E foi assim que nasceu o Vectra GT, uma evolução do bom e conhecido Astra, que por muitos anos foi um dos carros mais desejados do País.

continua após a publicidade

Apesar de contar com o mesmo visual de seu ?irmão? na dianteira, é fácil diferenciar os modelos, uma vez que o novo ?hatch? traz máscara negra nos faróis. Mas o destaque fica por conta da parte traseira, desenvolvida sobre a base do Astra europeu. Como ?nada se cria, tudo se copia? a GM do Brasil batizou de Vectra GT o Astra comercializado na Europa. Em resumo, o carro é bonito, mas carece de identidade mais forte.

O interior do ?hatch? da GMB é agradável, com bancos acolhedores, mas, para seu tamanho, relativamente amplo, faltou espaço para passageiros do banco traseiro. Embora o acabamento de alguns itens de plástico, como alavancas de comando, deixa a desejar, com rebarbas invisíveis para os olhos, mas sensíveis ao toque, seu habitáculo tem bom isolamento acústico.


Produzido em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, o Vectra GT esconde sob o capô um motor bicombustível de 121 cv de potência (a gasolina) e 128 cv (100% a álcool), ambos a 5.200 rpm, com torque de 18,3 kgfm (disponível a 2.600 rpm) e 19,6 kgfm (2.400 rpm), respectivamente. A GMB deu ao Vectra GT uma calibração diferenciada na suspensão, voltada a uma condução mais agressiva.

continua após a publicidade

Durante a avaliação feita pelo Jornal do Automóvel, o Vectra GT com transmissão automática mostrou-se ágil, veloz e fácil de dirigir, embora não tenha indicador de posicionamento de marchas no painel.

Apesar de rodar mais de 1.500 km com o novo ?hatch? da GMB, entre Curitiba, Cascavel e Toledo, com consumo médio de 8,4 km/l no álcool, não conseguindo igualar a marca de consumo divulgado pela montadora. Mesmo porque a maneira de dirigir de cada um é diferente.

continua após a publicidade

Segundo informações da GMB, o Vectra GT com transmissão automática apresenta consumo médio (estrada/cidade) de 12,4 km/l com o combustível derivado de petróleo e 8,9 km/l, apenas com álcool no tanque. Ainda conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,8 segundos e 10,3 s na mesma ordem. A velocidade máxima é de 181 km/h (gasolina) e de 184 km/h (álcool).

Com três anos de garantia, o Vectra GT está disponível em oito cores e, para a campanha de lançamento do veículo, a Chevrolet está utilizando a tonalidade conceitual laranja ?Volcano Orange? perolizada. Enfim, o Vectra GT tem tudo para agradar o público jovem, pois é bonito, diferente, ágil e tem personalidade própria. (BN)

Ficha técnica

Motor

Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, SOHC, Flexpower

Cilindrada: 1.998 cm3

Potência : 128 cv (A) e 121 cv (G) a 5.200 rpm

Torque: 19,6 kgfm (A) e 18,3 kgfm (G) a 2.400 rpm

Taxa de compressão: 11,3:1

Câmbio: Manual, de cinco marchas, ou automático, de quatro marchas

Freios

Discos sólidos, na frente, e tambores (GT – R6E) ou discos ventilados, na frente, e sólidos, atrás – com ABS e EBD (GT e GT-X)

Dimensões

Comprimento: 4,28 m

Largura: 1,75 m

Altura: 1,46 m

Entre-eixos: 2,61 m

Peso: 1.223 kg (manual)

– 1.283 kg (automático)

Capacidades

Porta-malas: 345 litros

Tanque: 52 litros

Preço

A partir de R$ 59.990,00 (GT) a R$ 68.990,00