Vectra 2.0: mais econômico e confortável

A GM do Brasil cedeu ao Jornal do Automóvel, uma unidade do Vectra 2003, equipado com motor 2.0 litros. Embora o pacote de opcionais do carro que avaliamos não seja o CD, muito pouca coisa deixou a desejar em relação ao “top of line” do modelo. No geral sentimos falta de imediato do piloto automático, do ar-condicionado inteligente (controlado eletronicamente), da regulagem de altura dos faróis, dos faróis de neblina e da inexistência do controle de profundidade do volante, que regula somente a inclinação.No visual do Vectra, mais do que conhecido e admirado pelo público, a Chevrolet não ousou mexer. Na verdade, o modelo preserva algo raro na própria marca em seus novos projetos: linhas harmoniosas e equilibradas, como o característico retrovisor acompanhando as curvas do capô. A perda de 200 cm³ de cilindrada prejudicou principalmente as retomadas. Para compensar parte da força que foi perdida, o módulo de comando do motor foi alterado de modo a reduzir o regime de rotação em que é atingido o torque máximo.

O consumo ligeiramente menor é a vantagem da menor cilindrada. Em trechos urbanos, foi possível rodar 9 km/litro de gasolina. Conforme os dados da GMB, o Vectra 2.0 faz 10,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Mas essas marcas para serem alcançadas, dependem do trânsito e da maneira de dirigir de cada um.

Apesar do desenho ainda atual, o interior peca por detalhes como os botões do acionamento dos vidros na base da alavanca de câmbio e o aparelho de som com botões muito pequenos. As peças no painel central poderiam ter acabamento melhor. Mas o conforto é o seu ponto positivo. Há espaço suficiente para acomodar cinco pessoas e suas respectivas bagagens, uma vez que o seu porta-malas comporta generosos 500 litros.

O carro é agradável e fácil de dirigir, com bons recursos de equipamentos. O preço sugerido da versão básica é de R$ 39.900,00. Valor que dá direito a bom nível de equipamentos. Entre eles, travas elétricas com fechamento automático a partir de 15 km/h, alarme de ultrapassagem da velocidade pré-programada, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e vidros verdes com pára-brisa laminado degradê.

Quem fizer questão de melhor acabamento e motor 2.2 de 16 válvulas que gera 138 cv, a GMB oferece versão mais luxuosa, equipada com câmbio automático de quatro marchas por R$ 55.800,00. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo