UTP forma preparadores de carros de corrida

A forte ligação da família Rangel Santos com o esporte a motor, estadual, nacional e internacional, transcendeu as provas de competições e se transferiu para as salas de aula, com o curso de Engenharia Mecânica, que desde 2006 faz parte da graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

A história começou com o irmão mais velho Carlos Eduardo Rangel Santos, que incentivou a carreira de piloto do irmão mais novo Afonso Rangel Santos, na década de 80, mesmo com o Coronel Sydnei Lima Santos sendo contra, pelos riscos que a profissão proporcionava.

O que aconteceu foi o nascimento de um grande piloto, Afonso Rangel, campeão em diversas categorias do automobilismo estadual e nacional, com o Colégio Tuiuti, na época, participando e em muitas vezes até patrocinando os eventos, ajudando também a Federação Paranaense de Automobilismo.

Anos depois, Carlos Eduardo viveu outra experiência fantástica no esporte a motor, com sua filha Camile Rangel, várias vezes campeã Paulista, Brasileira, Norte Americana e Mundial de Jet Ski, de 1996 a 2000.

Toda essa experiência adquirida nesses anos todos foi levada para dentro da UTP, que hoje forma profissionais capazes de se adequar às mudanças tecnológicas, sociais e do perfil do mercado de trabalho.

Para isso, os alunos contam com uma equipe qualificada de professores, uma grade curricular moderna e constantemente atualizada, laboratórios adequados ao ensino prático e convênios de cooperação técnica com várias indústrias do setor.

Por formar engenheiros operacionais e ser focado no mercado de trabalho, tem 100% dos alunos empregados. O curso oferece a formação de engenharia plena. Através de disciplinas optativas, o aluno complementa estudos focados em Produção ou na área Automotiva.

A coordenação do curso de Engenharia Mecânica da UTP é de Rodolfo Enrique Perdomo, o “Lolo”, que começou a trabalhar com o automobilismo em 1987, na Fórmula 3 Sul-americana, que trabalhou também na Inglaterra, na fábrica da Reynard, junto com Gil de Ferran, no desenvolvimento de chassi.

Na Fórmula 1, Lolo fez parte do time da Jordan, junto com Rubens Barichello e passou por várias categorias do automobilismo mundial, como a Fórmula Atlantic, nos EUA.

Mas o grande “xodó” de Lolo é a EngMakers, equipe de competição da UTP, com o foco na preparação de carros de corridas, composta por alunos e professores, que iniciou o trabalho de campo no Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet de 2006 e tem um aluno, Osmar Olavo Kober Filho, como capitão do “time”.

Só que para participar da equipe de competição da UTP, o aluno tem que ter boas notas, senão não é aprovado para o “trabalho extra”. Este ano, a EngMakers participa da preparação de carros da GT3 Brasil e do Trofeo Línea, fazendo parte do Racing Festival, a convite dos organizadores do evento.

Nos dias 23 e 24 de julho pudemos acompanhar o trabalho da EngMakers, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), durante a quinta rodada dupla da Itaipava GT3 Brasil.

A  equipe de preparadores da UTP deu auxílio técnico à equipe BVA, para a Ferrari Challenge dos pilotos Cristiano Federico/Caio Lara, que venceu as duas corridas da GT4, e para o estreante do fim de semana, o Aston Martin de Marcelo Losasso/ Oswaldo Federico, que quebraram na primeira, mas ficaram em sétimo na segunda corrida. Parabéns à EngMakers e também à UTP por essa iniciativa pioneira.

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