O subcompacto Up!, principal lançamento da Volkswagen no Brasil em 2014, chega às concessionárias em fevereiro. Lançado em 2011 na Europa, ele é o menor modelo da VW por lá e será o automóvel mais barato da marca no mercado: cerca de R$ 25 mil na versão de entrada, batizada de Take Up.
Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o carrinho trará sob o capô o mesmo motor 1.0 litro flex, de três cilindros e 12 válvulas, usado no Fox Bluemotion, que nele gera 82 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque. No Brasil, o carro chega para aposentar o Gol geração 4, que foi um dos modelos da VW afetados pela obrigatoriedade da oferta de airbag e freios com ABS, regra que entrou em vigor neste ano.
Durante o processo de nacionalização do Up!, o projeto sofreu algumas alterações. A versão brasileira é maior que a vendida na Europa. O comprimento cresceu alguns centímetros, assim como a distância entre-eixos. A esticada aumentou o espaço no banco traseiro e no porta-malas.
A versão intermediária se chamará Move Up e virá com acabamento um pouco mais refinado e a adição de travas e vidros elétricos de série, além da chave canivete e alarme. O preço deve partir dos R$ 28 mil. Haverá ainda outra configuração intermediária, um pouco mais cara, que se chamará High Up e trará rodas de liga-leve aro 15” e MP3 player. O preço ficará na casa dos R$ 31 mil.
As versões topo de linha se chamam Black, Red e White. Nelas, os veículos terão direção elétrica, ar-condicionado e acabamento interno igual ao modelo alemão, no qual a cor dos detalhes internos acompanha a da carroceria. Elas custarão entre R$ 35 mil e R$ 37 mil.