Um carro com “visual esportivo”, assim podemos definir o Novo Uno Sporting 1.4 cedido pela Fiat para avaliação do Jornal do Automóvel. O Uno Sporting é o tipo de carro que chama a atenção por onde passa. E as alterações mecânicas ficam por conta da suspensão 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas e pela barra estabilizadora dianteira com maior diâmetro. Essa alteração foi feita para melhorar a dirigibilidade ao carro, fato que notamos em nossa avaliação. O carro tem boa estabilidade.
Por fora, o visual esportivo do Uno Sporting é formado pelos faróis e lanternas com máscara negra, pára-choque dianteiro com “spolier”, faixas e minissaias laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla do escapamento cromada, rodas de liga leve polidas de 15 polegadas e adesivos nas laterais com a inscrição “Sporting”.
Na parte interna, o Uno Sporting manteve as características esportivas com detalhes na cor laranja espalhados por toda parte, como nos bancos, volante, cinto de segurança e portas. Para dar destaque à versão, a sigla “Sporting” vem costurada na parte superior do banco. Em volta do painel de instrumentos, acabamento que imita fibra de carbono se estende até o rádio, localizado na parte central. Os comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos são prateados e contrastam com a cor vermelha e preta do tecido e painel.
O quinto modelo da Fiat a receber a linha Sporting chega bem equipado, oferecendo direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina além das travas e vidros dianteiros elétricos. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado; rádio CD/MP3/USB/Bluetooth, airbag duplo, ABS, HSD – “high safety drive”, entre outros. Os retrovisores são grandes e garantem a segurança nas ruas, principalmente nas mudanças de faixas. O porta-malas é pequeno, Apenas 280 litros, suficiente para pequenas malas.
Sob o capô, está o mesmo motor encontrado nas versões Way e Attractive, o conhecido Fire 1.4 Evo, que rende 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol ou 85 cv e torque 12,4 kgfm quando abastecido com gasolina. A posição de dirigir é boa. Os bancos são macios e não cansam em trajetos mais longos. Mas na parte traseira nada mais que dois adultos ou três crianças para deixar o espaço no limite. O propulsor 1.4 flex não oferece emoções e nem a esportividade esperada. Mas dá conta do recado no trânsito urbano e na estrada, embora seu câmbio tenha engates nem sempre precisos e o curso da alavanca é longo.
Embora o desempenho não entusiasme, o consumo de combustível fica na média. Com etanol, fez na cidade 5,7km/l e na estrada, 10,8km/l. E com gasolina, 8,3km/l na cidade e 13,1km/l na rodovia. O Uno Sporting com todos os itens de série e opcionais acaba sendo uma opção interessante em relação às demais, mesmo porque tem visual mais descolado.
