Uno Sporting 1.4: novo visual chega para impressionar

Um carro com “visual esportivo”, assim podemos definir o Novo Uno Sporting 1.4 cedido pela Fiat para avaliação do Jornal do Automóvel. O Uno Sporting é o tipo de carro que chama a atenção por onde passa. E as alterações mecânicas ficam por conta da suspensão 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas e pela barra estabilizadora dianteira com maior diâmetro. Essa alteração foi feita para melhorar a dirigibilidade ao carro, fato que notamos em nossa avaliação. O carro tem boa estabilidade.

Por fora, o visual esportivo do Uno Sporting é formado pelos faróis e lanternas com máscara negra, pára-choque dianteiro com “spolier”, faixas e minissaias laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla do escapamento cromada, rodas de liga leve polidas de 15 polegadas e adesivos nas laterais com a inscrição “Sporting”.

Na parte interna, o Uno Sporting manteve as características esportivas com detalhes na cor laranja espalhados por toda parte, como nos bancos, volante, cinto de segurança e portas. Para dar destaque à versão, a sigla “Sporting” vem costurada na parte superior do banco. Em volta do painel de instrumentos, acabamento que imita fibra de carbono se estende até o rádio, localizado na parte central. Os comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos são prateados e contrastam com a cor vermelha e preta do tecido e painel.

O quinto modelo da Fiat a receber a linha Sporting chega bem equipado, oferecendo direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina além das travas e vidros dianteiros elétricos. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado; rádio CD/MP3/USB/Bluetooth, airbag duplo, ABS, HSD – “high safety drive”, entre outros. Os retrovisores são grandes e garantem a segurança nas ruas, principalmente nas mudanças de faixas. O porta-malas é pequeno, Apenas 280 litros, suficiente para pequenas malas.

Sob o capô, está o mesmo motor encontrado nas versões Way e Attractive, o conhecido Fire 1.4 Evo, que rende 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol ou 85 cv e torque 12,4 kgfm quando abastecido com gasolina. A posição de dirigir é boa. Os bancos são macios e não cansam em trajetos mais longos. Mas na parte traseira nada mais que dois adultos ou três crianças para deixar o espaço no limite. O propulsor 1.4 flex não oferece emoções e nem a esportividade esperada. Mas dá conta do recado no trânsito urbano e na estrada, embora seu câmbio tenha engates nem sempre precisos e o curso da alavanca é longo.

Embora o desempenho não entusiasme, o consumo de combustível fica na média. Com etanol, fez na cidade 5,7km/l e na estrada, 10,8km/l. E com gasolina, 8,3km/l na cidade e 13,1km/l na rodovia. O Uno Sporting com todos os itens de série e opcionais acaba sendo uma opção interessante em relação às demais, mesmo porque tem visual mais descolado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo