Uno Mille Fire ficou mais atraente

Um dos maiores sucessos da Fiat em todos os tempos é, sem dúvida, o “hatch” compacto Uno, que há mais de duas décadas se mantém entre os mais vendidos no Brasil.

Na década de 80, ao lançá-lo no País, a Fiat Automóveis não imaginava a enorme aceitação que o carro teria junto ao público. Naquela época, o grande desafio da montadora italiana era o de conseguir competir de igual para igual com o VW Gol. E a receita foi simples: economia, robustez e muito espaço interno. O carro já foi chamado até de “botinha ortopédica” pelas suas linhas retas, excetuando-se o capô dianteiro.

Mas, como quem não quer nada, o Uno foi conquistando o consumidor paulatinamente e, de repente, lá estava ele disputando palmo a palmo os primeiros lugares nas vendas. Com radical remodelação, o Uno, atualmente, é produzido apenas com motor Fire 1.0 litro.

O “milzinho” da Fiat ganhou nova frente, e a grade ficou mais larga, partindo do pára-choque dianteiro até parte do capô. Este, por sua vez, tem corte mais agudo sobre os faróis, que são equipados com lentes lisas transparentes. Apesar de nova configuração, o veículo passou a ter outra concepção, que o deixa mais sóbrio e mais clássico. A grande abertura do pára-choque dianteiro faz lembrar as linhas do Fiat Doblò.

Na traseira, as lanternas são totalmente novas e a tampa do porta-malas tem corte diferenciado, tornando-a mais limpa. Os pára-choques têm mudanças de desenho e acabamento. No interior, os revestimentos do painel central e dos bancos foram trocados, oferecendo um bom equilíbrio cromático, que combina com a disposição dos instrumentos e com o grande espaço interno do carro.

Na era dos porta-trecos, o Uno não poderia deixar de ter os seus, principalmente junto ao banco dianteiro do passageiro. Quanto à mecânica, quase não há novidades, uma vez que a atual é muito bem aceita pelos consumidores. O motor é o mesmo Fire 1.0 de 55 cavalos do Mille anterior. É a velha história: em time que está ganhando não se mexe.

Os materiais utilizados deixaram o pequeno Fiat 35 kg mais leve, nas versões de 3 e de 5 portas. O novo Mille Fire custa na versão básica: R$ 15.990,00 (2 portas) e R$ 17.130,00 (4 portas). O carro ainda continua sendo o mais barato do Brasil.

Olho Clínico

A nostalgia sempre mexe com a gente. E entrar a bordo de um Mille é sempre bom. A gente lembra toda a história de sucesso de um carro que sobrevive a tudo e se mantém firme no mercado até hoje. Avaliamos o novo Mille Fire 1.0 com motor de 55 cavalos, um dos menos potentes do mercado, mas por incrível que pareça não faz feio no trânsito urbano, dando conta do recado direitinho.

O que mais nos chamou a atenção no Mille Fire foi seu espaço interno, pois mesmo sendo pequeno por fora, tem boa solução de espaço em seu habitáculo, com excelente visibilidade, algo que não se encontra muito nos carros modernos de seu segmento. A maioria da nova safra de compactos tem linha de cintura mais alta, o que dificulta a visibilidade, principalmente por intermédio do retrovisor interno. Com isso, manobras curtas de estacionamento ficam prejudicadas.

As pessoas perguntam por que um carro com projeto de 20 anos continua vendendo tanto. Primeiramente, porque é um veículo fácil de ser revendido. Você anuncia hoje e costuma fechar o negócio no mesmo dia. O Mille tem bom valor de revenda, é muito econômico, leve e em razão disso ágil, apesar da pouca potência. Tem bom espaço para as pernas de todos os ocupantes da cabine, além de ter evoluído em todos os sentidos, inclusive com trocas de marcha mais suaves, revestimento dos bancos melhorado, painel menos espartano e por aí vai.

Muita gente gostou do novo visual do carro. Confesso que achamos alguns elementos desproporcionais, a exemplo das lanternas, grandes demais em relação ao restante do carro. Além disso, os faróis que, diga-se de passagem, são moderníssimos, em policarbonato, ficaram com aquele ar de carro oriental, fora da linha de estilo italiano traçada por Giugiaro.

O comportamento do carro é quase o mesmo da versão anterior. Com motor Fire, nota-se que ele responde mais rápido e aquela tensão do “será que vou conseguir?” não é tão notada nem mesmo na estrada, principalmente com o carro vazio. Econômico, faz nada menos que 14 km/litro na cidade e 20 km/litro na estrada. Segundo a montadora, o Mille Fire chega a 150 km/hora, boa velocidade para um carro urbano, que não foi feito para correr.

Atinge os 100 km/hora em pouco mais de 15 segundos. Acelerando na estrada, numa ultrapassagem, dá pra notar que ele se dá bem em razão de sua curva de torque, praticamente plana entre 2.500 e 4.250 giros (o torque máximo é de 8,5 kgfm). O preço do carro é de R$ 18.090,00, mas as revendas concedem descontos. O novo Mille Fire é encontrado, “peladão”, por R$ 17.790,00, podendo ser comprado pela internet também. Há opção de cinco cores lisas e oito cores metálicas. No caso de cor metálica, o preço de R$ 17.790,00 passa para R$ 18.173,16.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo