![]() |
O Uno chega à versão 2004, agora denominada Mille Fire, com novo desenho. O novo visual faz parte da estratégia da montadora de Betim (MG), para manter seu veterano modelo entre os mais vendidos do País. A reforma visual chega a ser ousada. Por dentro, o carro passa a ter a instrumentação parecida com a segunda geração do Palio, mas o conjunto mecânico continua o mesmo.
A dianteira traz novo pára-choque pintado na cor do carro (opcional) e com a grade incorporada, bem maior que a do Mille antigo. No capô, agora há vincos mais pronunciados, o que reforça a idéia de robustez, que lembra um pouco as linhas do Doblò. O conjunto se completa com os novos faróis desenhados numa única peça, integrando as luzes principais e de direção, feita em policarbonato transparente.
Também foi reestilizada a clássica traseira, desenhada pelo renomado estilista Giorgetto Giugiaro. A tampa do porta-malas, agora com linhas mais lisas, conta com maior área envidraçada e também o novo logo da Fiat. E as lanternas passaram a ter apenas duas cores: branco e vermelho. Essas mudanças contribuíram para melhor luminosidade das lanternas. Mas as linhas do modelo antigo eram mais harmoniosas.
As laterais do novo Mille Fire, versão quatro portas, ficaram mais limpas e deixaram de ter o vinco na altura das maçanetas. Completa as novidades estéticas o novo jogo de calotas integrais, montadas em rodas de aro 4,5″x 13″ em aço estampado com pneus 145/80 R13.
Por dentro, o carro recebeu novo revestimento nas laterais, no teto e nos bancos, que também ganharam novos encostos de cabeça. Os comandos da ventilação interna foram redesenhados e o quadro de instrumentos, agora com iluminação na cor âmbar, traz hodômetro digital e o mesmo padrão de grafismo adotado no Palio Fire.
De série o modelo traz barras de proteção nas portas e cintos de segurança de três pontos nas laterais traseiras e na dianteira, vidros verdes e o Fiat Code, sistema eletrônico de proteção contra furto do veículo. Junto com a opção dos pára-choques pintados na cor do carro, o novo Mille ganhou mais quatro alternativas de cores metálicas: Cinza Scandium, Azul Jet, Azul Navona e Azul Galápagos. Ao todo são cinco cores sólidas e oito metálicas. A versão de três portas chega a partir de R$ 15.990,00 preço que sobe para R$ 17.130,00 no caso da cinco portas.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas no cabeçote
Cilindrada: 999,1 cm³
Potência (cv): 55 a 5.500 rpm
Torque (kgfm): 8,5 a 2.500 rpm
Taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento (m): 3.692
Largura (m): 1.548
Altura (m): 1.445
Entre-eixo (m): 2.361
Peso (kg): 805 (2p) e 825 (4p)
Suspensão dianteira: McPherson c/ rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET e molas helicoidais
Suspensão traseira: com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET e feixe de molas transversal autoestabilizador (03 lâminas)
Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira
Consumo urbano: 14,3
Consumo rodoviário: 20,0