Como o nome indica o Uno Economy 1.4 tem como principal atrativo o baixo nível de consumo, fruto de um conjunto de alterações no motor, câmbio e pressão dos pneus. Ao contrário dos outros modelos, à nova opção está disponível apenas com motor 1.4 Evo.

continua após a publicidade

Sem dúvida, o carro tem linhas modernas, bom aproveitamento do espaço interno, luminosidade no habitáculo e boa posição de dirigir. Além do nome, a versão é identificada pelo verde dentro do emblema do Uno. Realmente, na prática o Economy 1.4 se mostrou econômico, tanto na cidade como na estrada. Em algumas médias feitas com álcool no tanque e dois adultos na cabine, o carro registrou números acima de 7,5 km/l em trechos urbanos e beirou os 9 km/l em rodovias.

Mas é importante dizer que a unidade avaliada pelo Jornal do Automóvel não tinha ar-condicionado, item importante não apenas para o conforto mas também para segurança, (pois evita que se rode com vidros abertos nas grandes cidades e impede o embaçamento em dias de chuva), e que aumenta bastante o consumo.

 O desempenho do Uno Economy 1.4 ficou entre o bom e razoável. E seu câmbio não exigiu constantes trocas de marchas. Sua performance é boa, levando-se em conta a cilindrada e curva, o peso em ordem de marcha e o fato do veículo não estar equipado com ar-condicionado. Os engates são macios, mas poderiam ser mais precisos. Quanto à suspensão, transfere um pouco das imperfeições das ruas ou estradas para o habitáculo, mas proporciona ótima estabilidade em qualquer situação. O acabamento está no mesmo nível dos concorrentes básicos.

continua após a publicidade

Seu painel mistura instrumentos de boa visualização (velocímetro, conta-giros e econômetro) e outros confusos (marcadores de temperatura do motor e do nível de combustível). A coluna de direção regula em altura, mas o curso é curto. O volante tem boa pega e a buzina é fácil de ser acionada. Item interessante, difícil de ser encontrado em carros básicos, é o espelhinho interno, para controlar a criançada no banco traseiro. O banco traseiro só acomoda com conforto dois adultos, embora tenha  três apoios de cabeça. Falta cinto de três pontos para quem senta no meio. Os freios estão bem dimensionados, mas não têm ABS.

A família do novo Uno com a opção Economy, é disponível nas carrocerias de duas e quatro portas. E seu porta-malas tem espaço declarado de 290 litros. Para quem deseja um carro com projeto moderno, bom espaço interno, a força de um motor maior, a praticidade das quatro portas (o pacote econômico também é oferecido no modelo de duas portas) e por preço abaixo de R$ 30 mil na versão básica (quase sem nenhum opcional), o Uno Economy é uma proposta interessante.

continua após a publicidade