Uno Cabrio conceitual só para demonstração

Um dos carros-conceitos mostrados pela Fiat no Salão do Automóvel de 2010 foi o Uno Concept Cabrio. Por enquanto, a versão sem capota do Novo Uno é apenas um estudo de estilo saído das pranchetas dos “designers” da montadora italiana instalada em Betim (MG).

Originalmente os cabrios eram versões conversíveis ou semi-conversíveis, isto é, quando somente o teto e janela traseira eram abertas como alguns populares na Europa a partir da década de 30 e a denominação vem de um tipo de carruagem denominada Cabriolet.

Além da retirada do teto, o protótipo ganhou novo pára-choque frontal, lanternas exclusivas com iluminação por LEDs e acabamento diferenciado. O Uno Cabrio estreou a carroceria com duas portas, que seria aproveitada nos modelos produzidos em série a partir de 2011.

Seu interior tem acabamento diferenciado, manopla do câmbio cromada e bancos esportivos do tipo concha com cintos de segurança de quatro pontos. E seu console foi adaptado para abrigar os relógios de marcação da pressão do óleo e do combustível e o leitor da pressão do turbo.

Internamente, o conversível ganhou tela do alto-falante, comandos do clima, saídas de ar, pedaleiras e um extintor de incêndio cromado, tudo com o intuito de dar um visual “vintage” para a versão.

O trabalho estético ainda inclui uso de volante de três raios, pomo de câmbio com haste metálica e bancos em formato concha. Inspirado em carros de corrida, o Cabrio tem cinto de segurança de quatro pontos, para melhor sustentação em caso de condução esportiva. Na parte de trás, o conceito vem com LEDs nas lanternas e nas luzes de freios (brake lights).

E para manter o convite à diversão, as rodas são de 17 polegadas e os pneus de perfil 40 e as suspensões calibradas para um desempenho mais esportivo. Sob o capô do Uno Concept Cabrio está um motor Turbo 1.4 de 16V, capaz de entregar 152 cavalos de potência.

O propulsor, o mesmo do Punto T-Jet, faz o Cabrio atingir uma velocidade máxima de cerca de 200 quilômetros por hora. Por enquanto a Fiat não pensa em enviá-lo para a linha de montagem, mas o tem exibido em eventos especiais, mostrando que tem coragem para criar veículos de “design” diferenciado e de investir em novos segmentos e conceitos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo