É para carga ou para passeio? Esta é a primeira pergunta que vem à mente de quem vê pela primeira vez o Mercedes-Benz Vito Tourer 2.0 Turbo Flex. Novidade no mercado brasileiro, o veículo chama atenção pelo tamanho. Com 5,14 metros de comprimento e 2,25 metros de largura, o Vito é um pouco menor que uma Chevrolet S10, por exemplo. Segundo a Mercedes, este tamanho mais compacto em relação à irmã maior Sprinter, visa anteder a usuários que não precisam de uma van tão grande ou não têm espaço suficiente na garagem para acomodar uma Sprinter.
O Vito é para quem tem uma necessidade comercial, mas também serve para quem tem uma família numerosa. O carro comporta com total conforto até oito pessoas e muita bagagem, já que o porta-malas tem capacidade de 990 litros, isso sem contar que os bancos podem ser rebatidos. Os bancos individuais têm isofix, para fixação de cadeirinhas, e cintos de três pontos e são revestidos de courino. A segurança conta ainda com o reforço do duplo airbag frontal e do sistema Attention Assist, que analisa o comportamento do motorista ao volante e recomenda uma pausa por meio de um aviso em forma de xícara de café no visor do quadro de instrumentos.
Uma das “falhas” do projeto é que a porta lateral está apenas do lado direito. Seria muito melhor se tivesse do outro lado também, afinal dá para estacionar dos dois lados da rua. Também poderia ter acionamento elétrico. Mas ela é bem prática para abrir e fechar. Apesar de ser uma van, não é necessário CNH especial para dirigir. O Vito é bem fácil de guiar, ágil como um carro pequeno e o motor 2.0 turbo, com câmbio manual de seis marchas e tração traseira fazem sucesso. Equipado com rodas de liga-leve aro 17 e freio a disco nas quatro rodas. O torque de 30,6 kgfm a 1250 giros leva o Vito de 0 a 100km/h em 10,9 segundos. O consumo com etanol ficou em 6,1 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Apesar do tamanho, o Vito cabe nas vagas normais de estacionamento e é fácil de manobrar, mas câmera de ré e sensor de estacionamento seriam muito bem-vindos. Conta com ESP adaptativo com 9 sistemas de monitoramento, que atuam em todas as direções do carro e proporciona uma dirigibilidade mais segura. Mas pode ser desativado apertando um botão perto do câmbio.
No interior, há vários nichos, inclusive com entradas USB e tomadas 12V. O volante é multifuncional e o sistema de som conta com CD/MP3 e bluetooth. Faz falta uma central multimídia de LCD.
Segundo a montadora alemã, o Vito não tem concorrente neste nicho de mercado. A JAC T8 seria o mais próximo, mas possui apenas uma versão de passageiros, enquanto o modelo alemão tem duas versões para passageiros e ainda versão de carga. O Vito também tem vários equipamentos de segurança que não estão presentes no modelo chinês.