Comprada pela BMW exatamente no dia 28 de julho de 1998, a tradicional marca inglesa Rolls-Royce, traz ao mercado brasileiro o luxuoso sedã Phantom (fantasma, em inglês), lançado no Salão de Detroit (EUA), em janeiro de 2003. O carro pode ser visto por clientes com hora marcada na sede da BMW do Brasil.
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Acredita-se que apenas 3 ou 4 unidades deverão ser vendidas por ano no mercado brasileiro. No mundo, foram negociadas 742 unidades da Rolls-Royce em 2004, volume que representa um recorde da marca nos últimos 14 anos. A meta é alcançar mil unidades anuais.
Por dentro, o Phantom é equipado com os mais finos materiais. Foram usados detalhes em cashmere, couro da melhor qualidade e elementos de cabine adaptados ao interior para criar uma atmosfera simples e serena, e mesmo assim de qualidade inquestionável. O acesso é feito por portas que abrem a partir do centro do carro (as portas traseiras articuladas na parte de trás), um elemento que lembra a era clássica do Rolls-Royce e que foi escolhido para facilitar o acesso à parte traseira do carro.
A mecânica refinada inclui motor V12, de 6,75 litros, de 48 válvulas, com injeção direta de gasolina, de 460 cavalos e 73,4 kgfm de torque a 3.500 rpm. A suspensão vem com braços sobrepostos à frente, multibraço na traseira, molas a ar, amortecedores de controle eletrônico e pneus que podem rodar vazios por até 160 km contanto que o velocímetro não passe dos 80 km/h. Segundo o fabricante, o Phantom acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge 240 km/h.
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O polimento da pintura, por exemplo, leva mais de três horas para ficar pronta. Há mais de 60 tipos de madeira a serem escolhidos e o couro dos bancos é cortado a laser. Outro detalhe interessante é a estatueta que fica no topo da reluzente grade do radiador (?Spirit of Ecstasy?), que pode ser de aço inox, prata ou ouro, conforme o gosto do cliente. Quando o carro está estacionado, ela pode ficar escondida para evitar furtos. E se estiver chovendo, basta apertar um botão próximo às fechaduras das portas traseiras e um guarda-chuva salta em direção à palma da mão.
Com preço que começa em cerca de US$ 700 mil, o carro deverá atrair poucos e endinheirados clientes. Em relação ao nome e estilo, o mais novo Phantom presta homenagem aos modelos Phantom I e II da década de 30 e ao Silver Clouds das décadas de 50 e 60.
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