Quando se esperava que a Porsche só apresentasse a linha 2010 do Porsche 911 GT3, oficialmente no Salão de Genebra, a montadora de Stuttgart surpreende a todos, revelando detalhes do seu novo esportivo.

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A promessa da montadora alemã é oferecer melhor dirigibilidade e mais potência ao esportivo.

Para resolver a questão da potência, o motor – um seis cilindros aspirado – teve sua capacidade volumétrica ampliada de 3.8 para 4.0 l, e desenvolve, agora, 435 cv, número que possibilita levá-lo de 0 a 100 km/h em 4s1, além de ter velocidade máxima de 312 km/h.

Além de poderoso motor, o carro recebeu aperfeiçoamentos em suspensão, freios e em tudo que pudesse afetar o comportamento dinâmico. Um exemplo extremo é o coxim do motor, que é regulável automaticamente.

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Quando o carro está sendo usado de modo agressivo, os coxins endurecem e evitam que o deslocamento da massa do propulsor, instalado na traseira, (como é tradição no 911), afete o comportamento do carro, tornando-o mais previsível. É um nível de sofisticação extremo, absolutamente justificável num esportivo de seu calibre.

Como o novo GT3 é voltado a quem gosta de dirigir e, presumivelmente, sabe como fazer isso, a Porsche dotou o GT3 de controles de estabilidade e de tração que podem ser desligados de modo permanente. Eles não entram em ação nem em situações extremas.

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Em outros modelos, a iminência de um problema ativa os sistemas. Se o motorista os desligou, a Porsche parte do princípio que ele sabe o que está fazendo. Deus permita que o motorista saiba o que está fazendo.

O esportivo da Porsche também freia melhor agora: os discos são maiores e, opcionalmente, podem ser de cerâmica. Na carroceria, as novidades são sutis e incluem “spoiler” traseiro redesenhado, novos “leds” e, na dianteira, novos faróis de xenônio, tomadas de ar modificadas no para-choque e um novo “spoiler”, que pode ser ajustado do habitáculo.

Essa bela máquina estará à venda na Europa em maio, por 98,1 mil euros, ou cerca de R$ 300 mil. Nos EUA, o carro começa a ser comercializado em outubro por US$ 112,2 mil, ou R$ 260 mil.