Pode até parecer brincadeira, mas um grupo de estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um carro superesportivo com motor V8 de 608 cavalos de potência com partes feitas de madeira, inclusive a carroceria.
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O protótipo foi batizado de Splinter (que quer dizer farpa em inglês). Além da matéria-prima de origem vegetal, o supercarro tem componentes feitos de compostos plásticos biodegradáveis, cola e outros tipos de adesivos, como epóxi e PVA.
Pelas primeiras projeções divulgadas do modelo, dá para notar que o formato da carroceria lembra o do Ultimate Aero, fabricado pela empresa norte-americana Shelby SuperCars e dono do atual recorde de velocidade para um carro de produção: 411,7 km/h. A marca foi atingida em setembro, em Washington, nos EUA.
Mas seu conjunto óptico triangular não é o do Aero. Os faróis do Splinter são pequenos e estreitos e estão integrados a um painel de madeira que faz o papel de grade frontal. Logo abaixo está uma entrada de ar protegida por uma espécie de tela metálica. Não tem pára-choques dianteiro ou traseiro. Outra semelhança com o supercarro da Shelby SuperCars são as portas, que abrem-se para cima. O Splinter mede 4,43 metros de comprimento, 2,66 m de distância entre-eixos, 2,08 m de largura, 1,06 m de altura e apenas 8,89 centímetros de distância em relação ao solo.
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O motor é o mesmo do Cadillac Northstar V8 4.6 DOHC de 32 válvulas, biturbo, feito de alumínio, com quatro ?intercoolers?. E está conectado a uma transmissão manual de seis marchas, equipada com um diferencial Getrag de deslizamento limitado. A tração é traseira. Os estudantes envolvidos no projeto garantem que o Splinter será capaz de atingir a velocidade máxima de 305 km/h. Esperamos que os estudantes não tenham esquecido de proteger o Splinter de cupins.
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