Para o deleite, a alegria e o despertar de recordações por parte dos entusiastas do automobilismo de competição brasileiro, sobretudo aquele da velha guarda, desde o tempo das carreteiras, a Mahle Metal Leve, empresa do setor automotivo de amplitude mundial, acaba de editar mais uma vez o seu calendário anual “Provas Brasileiras” – 2011.
Estamos nos referindo àquilo que podemos classificar de um “senhor” calendário na área automotiva de competição, trabalho ao qual temos acesso desde 2001 graças à deferência especial do senhor Claus Hoppen – presidente internacional daquela destacada empresa – e da criadora e produtora da obra – Hilda Helena de Melo.
Trata-se de fruto de ampla pesquisa sobre a história das corridas de carro no Brasil que é desenvolvida ao longo de um ano inteiro, reunindo textos e fotografias sobre acontecimentos que parecem perdidos no tempo, mas que, muitas vezes, estão muito bem guardados no acervo de pessoas aficcionadas e preservadoras que vivenciaram os fatos e deles se recordam com saudade.
Além da importância cultural, a obra resgata essa história. Confeccionado no formato 64x44cm, com 15 folhas, traz no seu prefácio depoimento do ex-piloto paulista Chico Lameirão, abordando o tema “A Antiga Escola do Automobilismo Brasileiro” e ao longo do seu conteúdo a colaboração, em termos de fotografia, de ex-pilotos e entusiastas do automobilismo como Anisio Campos, Benjamin da Fonseca Rangel Filho, Bird Clemente, Claudio Larangeira, Claudio Mueller, Elda Pace, Francisco Feoli, José Renato Andrade Catapani, Paulo Afonso Trevisan, Paulo Alex Lava, Ricardo Trein, Sidney Cardoso e Wilson Fittipaldi Junior.
Em espetaculares fotos em preto e branco e textos, que documentam provas acontecidas desde 1958, focalizando disputas tanto de carreteiras em estrada de chão quanto modernos carros em autódromos brasileiros e do exterior – Inglaterra, Argentina e Áustria – o calendário nos leva a viajar no tempo, reviver emoções e recordar de pilotos e carros que em alguns casos não existem mais.
A todas as pessoas que possibilitaram a concretização desse projeto, a nossa admiração! Numa das fotos, o Alpine Mark 1, do piloto Bird Clemente, no Autódromo de Jacarepaguá. Na outra, prova ” 250 Milhas de Interlagos”, em 1971.