Com o lançamento do 206 Escapade, a Peugeot passou a atuar no mundo aventureiro com um modelo comercial, baseado na versão perua de carro. No entanto, essa versão do 206 SW não é equipada com recursos que permitem seu uso em condições adversas, como tração 4×4. Mas traz modificações para rodar com desenvoltura por trilhas menos acidentadas, como suspensão mais alta e pneus de uso misto.

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O 206 Escapade é a resposta da montadora francesa a um subsegmento que surgiu em 1999, com o lançamento do Fiat Palio Adventure.

Em 2003, depois que a Ford começou a vender o EcoSport, as outras montadoras notaram um forte mercado para carros com apelo para o uso fora de estrada, mas sem aptidões reais para a prática. São os chamados "off-road light", ou fora-de-estrada leve, em português.

Visto de frente, a versão aventureira do 206 SW é identificada pela presença de "spoiler" e pela borracha preta na proteção do pára-choque.

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A perua não tem quebra-mato, item adotado em boa parte de seus concorrentes. Segundo Marcos Ramos, diretor da Le Lac, o acessório foi ignorado, por comprometer a segurança de pedestres.

?Mas na lateral, destacam-se as rodas de liga leve de 14 polegadas, montadas com pneus de uso misto (terra e asfalto), as borrachas de proteção na parte inferior das portas e o bagageiro de teto?, disse o empresário.

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Adesivos com a inscrição "Escapade" nas portas traseiras e na tampa do porta-malas identificam o modelo. Há ainda contorno de borracha nos pára-lamas e embaixo das portas, característica usada para ressaltar a robustez que se espera de um carro com aptidão para o uso fora de estrada. Sua traseira é marcada por "spoiler" e proteção de borracha no pára-choque. Há duas cores exclusivas para a versão: vermelho "Aden" e amarelo "Persépolis". No interior da versão Escapade existem itens exclusivos, como detalhes de alumínio na alavanca do câmbio e nos pedais e painel central com insertos na cor prata.

Outra inovação fica por conta do exclusivo tecido de revestimento dos bancos. Na lista de itens de série estão: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, ajuste da altura dos bancos e volante, freios ABS, faróis de neblina e preparação para som. Entre os opcionais, os principais destaques ficam por conta de ar-condicionado digital e "airbags" dianteiros. ?Nós revendedores e a Peugeot acreditamos no potencial desse segmento, pois esperamos que nosso representante responda por 50% do total das vendas do 206 SW, uma vez que o 206 Escapade tem mais virtudes do que defeitos?, concluiu Marcos Ramos. (BN)

OLHO CLÍNICO

Um dos destaques da Peugeot no Salão do Automóvel 2006, realizado em São Paulo, o 206 SW Escapade chegou as revendas da marca, e vem chamando a atenção daqueles que gostam de aventura nos fins de semana, embora a Peugeot tenha abdicado de um acessório que é a identidade de alguns carros da categoria, o quebra-mato.

Para mover o Escapade, os engenheiros da Peugeot optaram pelo motor 1.6 16 válvula Flex, ou seja, que pode ser abastecido com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, que já equipa o 206 SW Feline e Presence. Um propulsor que desenvolve 113 cavalos de potência máxima quando abastecido com álcool e 110 cv, com gasolina, ambos a 5.600 rpm. O torque máximo é de 15,5 mkgf com álcool e 14,2 com gasolina, a 4.000 rpm.

Durante o "test-drive" (avaliação), realizado pelo Jornal do Automóvel, o 206 Escapade mostrou bom desempenho. Na rodovia, mostrou-se ágil e com boa estabilidade nas curvas. Mesmo com pneus mais largos, mais alta que a versão normal (1,52 m contra 1,46 m), com a suspensão mais alta em 25 mm, com os amortecedores calibrados para condição "off-road" e com 24 cm de altura livre do solo, o novo modelo não decepcionou e não "rolou" nas curvas.

No trecho de terra, não foi diferente. O carro agradou e se comportou muito bem. O conforto foi aprovado, visto que com todas as alterações técnicas feitas pelos engenheiros, os ocupantes sentem muito pouco as imperfeições do piso irregular. Ângulo de entrada e de saída também são dois pontos aprovados no Escapade. No trecho de terra utilizado, dificilmente a dianteira ou a traseira "bateram" no chão. Isto significa que ficou mais fácil chegar ao sítio com o Escapade. O desempenho do motor 1.6 Flex foi bastante satisfatório. Tem ótima retomada e aceleração, assim como uma boa velocidade final.

Em seu interior os, ocupantes encontram o mesmo conforto do 206 SW. Mesmo com a suspensão mais dura. Seu painel continua moderno e com todos os equipamentos à mão e de fácil visualização. O modelo, que tem o preço sugerido de R$ 49.850,00, vem equipado de série com banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura, direção hidráulica, "follow me home", trava elétrica nas portas e porta-malas, soleiras de alumínio nas portas dianteiras, pedaleiras de alumínio e vidros elétricos nas portas da frente. O 206 Escapade agrada pelo estilo e desempenho. (BN)