Seu motor de quatro cilindros, de 2.0 litros, 16 válvulas e 180 cv. |
Aproveitando o sucesso do 206 WRC, três vezes campeão do mundo de ralis, e a grande aceitação pelo modelo 206, a Peugeot lançou recentemente na Europa o 206 RC, com muito apelo esportivo. Há quem diga que esta será a última reestilização do modelo. A esportividade é notada pelas rodas aro 17 polegadas, pelo grande defletor aerodinâmico traseiro e pela dupla saída de escape cromada. E não é só isso.
O carro é bonito, principalmente quando observado pela dianteira. A grade de entrada de ar inferior vem equipada com um friso cromado de ambos os lados da chapa de identificação do carro, e nas extremidades estão localizados os faróis de neblina. O conjunto ótico segue o “design” da linha, sugerindo os olhos de um felino dos modelos anteriores.
Na traseira, algumas novidades. A começar pelo aerofólio no topo da porta traseira, moldada na carroceria. De lado, a parte traseira é bem destacada, principalmente a antena no teto, o aerofólio e as lanternas que saem pelas laterais. As lanternas ganharam novas lentes, o “leão” do logo da Peugeot ficou maior e agora está estampado entre a placa de identificação e a parte inferior do vidro traseiro.
Chama a atenção, ainda, o protetor de pára-choque pintado na cor do carro, localizado logo abaixo do “leão da marca”, e a grande grade de entrada de ar do tipo “ninho de abelha” com os faróis de milha nas pontas. No interior, muita esportividade. Os bancos, por exemplo, são inspirados nos modelos de competição, com o emblema RC estampado no encosto. Há, ainda, pedaleiras e o topo da alavanca do câmbio cromados, e um painel de instrumentos moderno e esportivo.
Para mover esse superesportivo, a Peugeot escolheu um motor de quatro cilindros, de 2.0 litros, 16 válvulas, que desenvolve 180 cavalos de potência máxima e 20,59 mkgf de torque. Esse motor é associado a uma caixa de marchas com comando por cabos que assegura cursos reduzidos de passagem e de seleção, e cujo escalonamento de relações privilegia uma utilização esportiva. Segundo a fábrica francesa, o 206 RC faz de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.
Itens de conforto e segurança não faltam nesse Peugeot, que está equipado com sistema ESP (controle de estabilidade), cujas funções – anti-patinagem e controle de tração – podem ser desligadas. Vem também com dois “airbags” frontais, dois laterais duplos (cabeça/tórax) nos encostos dos bancos, um sistema de acendimento automático dos quatro piscas em caso de uma forte desaceleração, pára-brisas com sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis e CD Player.