Na semana passada, fizemos 200 km de estrada à bordo de três recentes lançamentos da Audi, ida e volta entre Curitiba a Vila Velha.
Um passeio fantástico onde pudemos dirigir o Audi TT Roadster, o novo cupê A5 e o A3 Sportbach 2009.
Esta semana estaremos falando sobre o Audi TT Roadster, e, nas próximas semanas os demais modelos.
O Audi TT é o que se pode chamar de eficiente e instigante. São 200 cv de potência a 5.100 rpm e ótimos 28,57 kgfm de torque a apenas 1.800 rpm que deixam qualquer um que goste de carro rindo à toa. Isso se deve basicamente a dois fatores.
O segundo é o fantástico câmbio S tronic de 6 velocidades, que praticamente não interrompe a transmissão de força às rodas na hora da troca das marchas. Trata-se de uma caixa manual automatizada com duas embreagens: enquanto uma relação está sendo usada, a outra já fica no gatilho.
Isso para um carro de “apenas” 200 cv e tração dianteira. A máxima declarada pela Audi é de 237 km/h.
A dirigibilidade acompanha a nota do propulsor. Mesmo com um entreeixos de 2,46 m, maior em relação ao primeiro TT, lançado em 1999, o roadster ainda é um “kar” para quem gosta de andar mais forte.
O TT já vem com a capota de lona automática, que abre em 12s (14s para fechar), aerofólio traseiro que se levanta a 120 km/h (um botão no console permite deixá-lo acionado o tempo todo), rodas de 17″ com pneus run-flat de 245/45, bancos de couro com ajustes elétricos, freios ABS com controle da distribuição de força de frenagem, controle de estabilidade, faros bi-xenônio, sensores de estacionamento, entre outros.
Entre os opcionais, há rodas de 18″ com pneus 245/40, defletor de vento atrás dos bancos e suspensão Magnetic Ride, que tem amortecedores com partículas magnéticas para ajustar a rigidez do carro. Com tudo isso, o preço sobe para R$ 260.840.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 4 válvulas por cilindro, injeção direta de combustível, turbocharger 1984 cm³ de cilindrada
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,57 kgfm a 1.800 rpm
Direção: eletromecânica
Câmbio: S tronic automático,
de seis velocidades
Suspensão: dianteira tipo McPherson; traseira tipo Four-link
Freios: a disco ventilado nas
quatro rodas
Dimensões: 4,18 m de comprimento;
1,84 m de largura;
2,47 m de entreeixos
Peso: 1.260 kg
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 290 litros
Preço: R$ 240 mil