Além de realçar as características de dirigibilidade em utilização urbana ou rodoviária, com torque máximo de 380 Nm, entre 1.600 e 2.200 rpm, e potência de 163 cv (contra 340 Nm de torque e 132 cv de potência do motor 2.8l), o novo 3.0E contribui também para a economia dos componentes em utilização ?off-road?.
O maior torque em rotações muito baixas, denominado ?engagement torque?, reduz acentuadamente os esforços exigidos do sistema de embreagem em saídas de atoleiros e partidas em rampas, comuns na utilização do veículo em trilhas e em estradas secundárias. O engenheiro Celso Samea, diretor comercial da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, considera que a participação no projeto foi uma oportunidade importante para a engenharia da empresa contribuir para acentuar ainda mais as características de um veículo de sucesso no mercado brasileiro.
?Com os benefícios do sistema ?common rail? piezoelétrico foi possível programar a entrada do turbo em rotações mais baixas, o que resultou em benefícios como melhor desempenho, economia de combustível, redução de emissão de poluentes e elevado padrão de irigibilidade?, enfatiza Samea.
De acordo com Celso Samea, com as novas características, o Troller T4 2006 constitui-se no veículo ideal para demonstrar os atributos do sistema de turboalimentação de motores, em franca ascensão na indústria automotiva.