A Troller Veículos Especiais S/A, montadora brasileira especializada em soluções customizadas, participa pela segunda vez da Latin America Aero & Defence – LAAD 2005, que acontece até o dia 29 de abril no Riocentro (RJ). Responsável por pesquisa e desenvolvimento de veículos de aplicação específica, a Troller Soluções, divisão da Troller apresenta na LAAD 2005, quatro veículos com objetivos diferenciados, desenvolvidos nas plataformas do jipe T4 e da picape Pantanal.
No jipe T4, a Troller mostra os modelos T4-M e T4 BAA. Classificado pelas Forças Armadas como um Veículo de Transporte Não-Especializado – VTNE, o T4-M foi homologado pelo Exército Brasileiro em 2004. O modelo é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e de combate. De perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O modelo tem capacidade de travessia de água de até 80 cm de profundidade.
A Pantanal vem camuflada como os outros modelos da marca presentes na LAAD e conta com modificações voltadas para o uso militar, principalmente, na caçamba que, em comparação ao modelo convencional, teve sua largura ampliada de 1.480 para 1.615 mm e o comprimento reduzido de 2.390 para 2.340 mm. A picape traz dispositivos para o transporte de tropa em sua caçamba com o diferencial de que os ocupantes podem utilizar os assentos nos formato tradicional (lateral), oferecendo maior capacidade de carga, e a novidade na posição central que facilita a operação da tropa que estará no centro da caçamba.
Com capacidade para até 14 soldados, a Pantanal Militar não tem similar no mercado nacional na categoria veículo leve. É a única com santantonio removível na carroçaria e capota com cajados, uma vantagem para a aplicação militar, pois oferece maior segurança à tropa. O modelo transporta ferramentas de assalto, como pá e machado instalados nas laterais. Também apresenta suporte para fuzil na cabine e para antena de radiocomunicação e está capacitado para rebocar morteiros e munições com até ? de tonelada sem freio ou 4,5 toneladas com freio. Além dessas aplicações, a picape pode ser utilizada para operação de artilharia, carro oficina, ambulância, UTI móvel, transporte de lança-míssil terrestre entre outras funções.