O dia 4 de outubro vai ficar marcado no calendário do automobilismo curitibano e paranaense. É que será realizada nesta data a sexta edição do Troféu Moura Brito, evento que vai reunir no Graciosa Country Club pilotos veteranos e da atualidade, preparadores, dirigentes e apaixonados pelo automobilismo de competição. Juntos em um coquetel, eles vão relembrar bons momentos do passado e ajudar a projetar o futuro do esporte no estado.
O Troféu – que já se tornou tradicional na capital paranaense tem o objetivo de premiar a cada ano um colaborador do esporte, um grande piloto e um preparador. Importantes nomes do automobilismo paranaense foram premiados em outras edições do Troféu. Na última, em 2009, os contemplados foram Raul Boesel (piloto), Paulo de Tarso (piloto veterano) e José Mello (preparador) – todos entregues pelo ex-piloto de Fórmula-1, Maurício Gugelmin. Para a edição 2011 o Governador Beto Richa será um dos homenageados e já confirmou presença ao evento. O piloto e preparador, agraciados com o prêmio este ano, serão conhecidos no dia do evento. O Troféu em bronze e mármore travertino tem gravação em alto relevo e é assinado pelo artista plástico Alfonso Vivern (ALFI).
Quem foi Moura Brito
Admirado e respeitado, Luis Moura Brito foi o grande nome do esporte no estado da ótima safra de pilotos das décadas de 60 e 70. Entre os apaixonados pela velocidade é difícil quem não se lembre do seu famoso Manta-VW, que na estréia do autódromo de Aratiri, em Assunção, no Paraguai, levou Moura Brito ao lugar mais alto do pódio e ainda cravou o recorde da pista. O carro está exposto até hoje no Museu do Automóvel do Parque Barigui.
Moura Brito era técnico no desenvolvimento de seus carros e sempre foi muito querido por todos os profissionais do meio automobilístico. O piloto iniciou sua carreira no kart e era considerado um mestre nas corridas de rua. Depois vieram os Fuscas, as corridas de Endurance com Opalas e Mavericks, para então aceitar o desafio na construção do protótipo Manta, projetado por Márcio Leitão com apoio de Enzo Scaletti e executado em uma revolucionária carroceria de alumínio, que marcou época na categoria dos protótipos de dois litros. Em 1974 ele ingressou na recém-criada Formula Super V, que viria a se tornar a principal categoria do automobilismo no Brasil. Moura Brito encerrou sua carreira à bordo de um Chevette de Endurance com motor VW, desenvolvido e preparado pelo renomado Mauri Fabri para disputar as Mil Milhas de Interlagos. Ação Social: Os participantes do evento farão a doação de 2 kg de alimento não perecível e todo o arrecadado será doado para o Instituto Social Vó Durvina.