Depois de passar décadas praticamente esquecida, nos últimos anos a Triumph mudou radicalmente.

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Apresentando uma série de produtos tecnicamente avançados, os ingleses conseguiram rivalizar com as principais concorrentes em todas as categorias que atuam.

Com as publicações especializadas mostrando as qualidades dinâmicas e as revendas oferecendo atrativos econômicos, os consumidores se interessaram e as vendas começaram a crescer. E até comenta-se que a marca se movimenta para produzir suas motos no Brasil.

Um dos modelos desta “nova geração” Triumph é a Tiger 1050 da linha 2009, apresentada a imprensa pelo Grupo Izzo. Classificada pela Triumph em sua linha de “Urban Sports”, a Tiger propõe-se a ser uma companheira ideal para pegar a estrada e viajar muito. Seja numa rodovia com quatro pistas ou em uma serra travada de mão dupla.

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Esta “maxitrail” também aderiu de vez à “nova” tendência do segmento, isto é, praticamente renunciou a qualquer aptidão “off-road” para focar-se, unicamente, em uma utilização 100% “on-road”.

As rodas e pneus de 17″, as suspensões – a dianteira é invertida, multirregulável e com barras de 43 mm – e os freios dignos de moto esportiva formam um conjunto irrepreensível e permitem uma pilotagem extremamente segura. Sua ergonomia é muito bem resolvida e permite que piloto e garupa enfrentem centenas de quilômetros sem sacrifício.

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O conjunto de suspensão tem longo curso: na dianteira, o garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro tem curso de 150 mm; o mesmo da balança traseira monoamortecida.

A posição de pilotagem ereta é confortável para rodar na cidade e a excelente visão em função da altura da moto facilita se adiantar a obstáculos e outras surpresas do trânsito.

Seu motor de três cilindros em linha com 1.050 cc tem comando duplo no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e injeção de combustível. Suas principais qualidades são a entrega linear de potência até atingir 115 cv a 9.400 rpm e o torque de 10,2 kgf.m nas 6.250 rpm.

Resumindo: força desde baixas rotações e uma ampla faixa útil do motor. E seu largo banco em dois níveis, o útil pára-brisa e o tanque de 20 litros a transforma na companheira ideal para uma longa viagem.

Para os “experts”, a Tiger é uma boa representante das novas e potentes “big-trails” mais urbanas, que têm no conforto e nas suspensões de longo curso suas grandes qualidades. A Triumph Tiger nas concessionárias tem preço sugerido de R$ 54.900,00.