Depois de passar décadas praticamente esquecida, nos últimos anos a Triumph mudou radicalmente.
Apresentando uma série de produtos tecnicamente avançados, os ingleses conseguiram rivalizar com as principais concorrentes em todas as categorias que atuam.
Com as publicações especializadas mostrando as qualidades dinâmicas e as revendas oferecendo atrativos econômicos, os consumidores se interessaram e as vendas começaram a crescer. E até comenta-se que a marca se movimenta para produzir suas motos no Brasil.
Um dos modelos desta “nova geração” Triumph é a Tiger 1050 da linha 2009, apresentada a imprensa pelo Grupo Izzo. Classificada pela Triumph em sua linha de “Urban Sports”, a Tiger propõe-se a ser uma companheira ideal para pegar a estrada e viajar muito. Seja numa rodovia com quatro pistas ou em uma serra travada de mão dupla.
Esta “maxitrail” também aderiu de vez à “nova” tendência do segmento, isto é, praticamente renunciou a qualquer aptidão “off-road” para focar-se, unicamente, em uma utilização 100% “on-road”.
As rodas e pneus de 17″, as suspensões – a dianteira é invertida, multirregulável e com barras de 43 mm – e os freios dignos de moto esportiva formam um conjunto irrepreensível e permitem uma pilotagem extremamente segura. Sua ergonomia é muito bem resolvida e permite que piloto e garupa enfrentem centenas de quilômetros sem sacrifício.
O conjunto de suspensão tem longo curso: na dianteira, o garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro tem curso de 150 mm; o mesmo da balança traseira monoamortecida.
A posição de pilotagem ereta é confortável para rodar na cidade e a excelente visão em função da altura da moto facilita se adiantar a obstáculos e outras surpresas do trânsito.
Seu motor de três cilindros em linha com 1.050 cc tem comando duplo no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e injeção de combustível. Suas principais qualidades são a entrega linear de potência até atingir 115 cv a 9.400 rpm e o torque de 10,2 kgf.m nas 6.250 rpm.
Resumindo: força desde baixas rotações e uma ampla faixa útil do motor. E seu largo banco em dois níveis, o útil pára-brisa e o tanque de 20 litros a transforma na companheira ideal para uma longa viagem.
Para os “experts”, a Tiger é uma boa representante das novas e potentes “big-trails” mais urbanas, que têm no conforto e nas suspensões de longo curso suas grandes qualidades. A Triumph Tiger nas concessionárias tem preço sugerido de R$ 54.900,00.